Seguir o O MINHO

Braga

Braga atenta à melhoria das condições das pessoas com deficiência

em

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência, em Braga, reuniu esta segunda-feira, 12 de setembro, com o intuito de debater problemas, recolher sugestões e apontar caminhos de forma a contribuir para a melhoria das condições de vida dos cidadãos com deficiência, assinalou a câmara de Braga em comunicado.

Questões como o estacionamento na via pública, a mobilidade pedonal e o transporte de pessoas com deficiência estiveram em destaque neste fórum, que serviu de base para o Município apresentar a rede pública de instalações sanitárias devidamente equipadas para servir cidadãos com deficiência.

Após o desafio lançado que nos foi lançado na última reunião, o Município de Braga já equipou algumas instalações sanitárias de forma a servir os cidadãos com deficiência com toda a dignidade e conforto. Já estão em funcionamento algumas casas de banho nomeadamente nas imediações do Cemitério de Braga, no Carandá ou na Avenida Central, esta última situada no acesso ao parque de estacionamento, e que resulta de um repto lançado pela autarquia aos operadores privados que actuam em Braga”, referiu Ricardo Rio, presidente da câmara municipal de Braga, adiantando que está para breve a abertura de mais instalações sanitárias no Parque da Ponte e um pouco por toda a cidade, para servir a população com deficiência.

Quanto à questão do transporte, Ricardo Rio lembrou que o Município de Braga tem efectuado várias interacções com o Governo a propósito do financiamento do transporte de pessoas com deficiência.

“É uma das questões mais sensíveis e não existe uma resposta muito cabal nessa área. Entendo que é uma resposta que não deve ser dada de forma massificada, mas sim ajustada à realidade de cada território”, considerou o autarca, explicando que em Braga, os Transportes Urbanos (TUB) disponibilizam 66 autocarros rebaixados, sendo que 63 têm rampa de acesso.

“Este número corresponde sensivelmente a metade da frota dos TUB e actuam preferencialmente nos circuitos urbanos”, explicou.

Também o apoio ao emprego e às colectividades que estão a trabalhar na área da deficiência, assim como a mobilidade pedonal mereceram especial atenção com Ricardo Rio a explicar que está a ser desenvolvido um plano para eliminar e mitigar barreiras arquitectónicas na cidade de Braga.

“Tem havido mutas candidaturas em sede dos diferentes Orçamentos Participativos (OP) neste sentido mas não têm sido as vencedoras. No entanto, o Município está a trabalhar para apresentar o projecto “Eu já Passo Aqui”, que se irá assumir como um plano de acção para a mobilidade, em contraponto com uma das propostas apresentadas numa edição do OP que se designava “Eu Não Passo Aqui” e que identificava uma série de barreiras e dificuldades sentidas pelos cidadãos”, adiantou Ricardo Rio.

Recorde-se que o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão de informação e consulta constituído por associações e instituições que tratam e acompanham as pessoas com deficiência.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Braga

Duas mulheres feridas após queda em escada rolante do BragaShopping

Vítimas com cerca de 80 anos

em

Foto: pt.wikipedia.org / DR

Duas idosas, com cerca de 80 anos, foram socorridas, esta quarta-feira, no BragaShopping, depois de uma queda numa escada rolante daquele complexo comercial.

Segundo disse a O MINHO fonte dos bombeiros, as escadas estariam desativadas no momento da queda, que ocorreu cerca das 15:00 horas, na escada que serve a entrada da Rua de Santo André.

De acordo com a mesma fonte, uma das mulheres terá caído, arrastando uma segunda vítima. Os ferimentos foram ligeiros.

Este tipo de escada tem, por norma, degraus mais altos que o habitual, criando alguns problemas de mobilidade quando param,

No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Braga, transportando as vítimas para o hospital local.

 

Continuar a ler

Braga

Condutor detido por atropelar casal no fim do Braga-Sporting

Episódio ocorreu no final do jogo entre o SC Braga e o Sporting

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO (Arquivo)

A PSP deteve na noite de terça-feira, em Braga, um condutor de 39 anos suspeito de atropelar um casal e de tentar atropelar um polícia, anunciou, esta quarta-feira, aquela força.

Em comunicado, a PSP refere que os factos se registaram pelas 23:00, no final do jogo de futebol entre o SC Braga e o Sporting de Clube de Portugal, para a Taça da Liga.

A PSP diz que um elemento policial que se encontrava a regularizar o trânsito teve conhecimento que um casal tinha sido vítima de um atropelamento e que o condutor da viatura se tentou colocar em fuga.

O agente deu ordem de paragem ao condutor do veículo e este, além de não ter obedecido, “ainda o tentou atropelar”.

O suspeito foi detido e recusou-se a efetuar o teste do álcool.

Foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial da Comarca de Braga.

Continuar a ler

Braga

Bracarense detido na Galiza com duas mil doses de ‘coca’ escondidas no carro

Crime

em

Foto: Guardia Civil

Um bracarense, de 32 anos, foi detido na Galiza, nesta terça-feira, pela Guardia Civil, por suspeitas de ser autor de um crime contra a segurança pública, nomeadamente o transporte de droga, anunciou a policia espanhola.

O homem foi detido na Autoestrada do Atlântico, que liga Portugal ao norte da Galiza, mais concretamente em Vilaboa, Pontevedra, quando seguia no sentido Portugal-Vigo.

Em comunicado, aquela força policial dá conta de uma “atitude suspeita” do condutor quando parado numa operação de fiscalização da Guardia, provocando uma “fiscalização a fundo” da viatura.

“Foram encontrados vários invólucros escondidos no carro que continham pouco mais de duas mil doses de cocaína”, refere aquela autoridade.

O homem, residente em Braga, foi detido e presente ao tribunal de Cangas.

Continuar a ler

Populares