Seguir o O MINHO

Braga

Braga atenta à melhoria das condições das pessoas com deficiência

em

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência, em Braga, reuniu esta segunda-feira, 12 de setembro, com o intuito de debater problemas, recolher sugestões e apontar caminhos de forma a contribuir para a melhoria das condições de vida dos cidadãos com deficiência, assinalou a câmara de Braga em comunicado.

Questões como o estacionamento na via pública, a mobilidade pedonal e o transporte de pessoas com deficiência estiveram em destaque neste fórum, que serviu de base para o Município apresentar a rede pública de instalações sanitárias devidamente equipadas para servir cidadãos com deficiência.

Após o desafio lançado que nos foi lançado na última reunião, o Município de Braga já equipou algumas instalações sanitárias de forma a servir os cidadãos com deficiência com toda a dignidade e conforto. Já estão em funcionamento algumas casas de banho nomeadamente nas imediações do Cemitério de Braga, no Carandá ou na Avenida Central, esta última situada no acesso ao parque de estacionamento, e que resulta de um repto lançado pela autarquia aos operadores privados que actuam em Braga”, referiu Ricardo Rio, presidente da câmara municipal de Braga, adiantando que está para breve a abertura de mais instalações sanitárias no Parque da Ponte e um pouco por toda a cidade, para servir a população com deficiência.

Quanto à questão do transporte, Ricardo Rio lembrou que o Município de Braga tem efectuado várias interacções com o Governo a propósito do financiamento do transporte de pessoas com deficiência.

“É uma das questões mais sensíveis e não existe uma resposta muito cabal nessa área. Entendo que é uma resposta que não deve ser dada de forma massificada, mas sim ajustada à realidade de cada território”, considerou o autarca, explicando que em Braga, os Transportes Urbanos (TUB) disponibilizam 66 autocarros rebaixados, sendo que 63 têm rampa de acesso.

“Este número corresponde sensivelmente a metade da frota dos TUB e actuam preferencialmente nos circuitos urbanos”, explicou.

Também o apoio ao emprego e às colectividades que estão a trabalhar na área da deficiência, assim como a mobilidade pedonal mereceram especial atenção com Ricardo Rio a explicar que está a ser desenvolvido um plano para eliminar e mitigar barreiras arquitectónicas na cidade de Braga.

“Tem havido mutas candidaturas em sede dos diferentes Orçamentos Participativos (OP) neste sentido mas não têm sido as vencedoras. No entanto, o Município está a trabalhar para apresentar o projecto “Eu já Passo Aqui”, que se irá assumir como um plano de acção para a mobilidade, em contraponto com uma das propostas apresentadas numa edição do OP que se designava “Eu Não Passo Aqui” e que identificava uma série de barreiras e dificuldades sentidas pelos cidadãos”, adiantou Ricardo Rio.

Recorde-se que o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão de informação e consulta constituído por associações e instituições que tratam e acompanham as pessoas com deficiência.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Braga

Assaltante detido no interior de uma casa em Braga

Com mais de 2 mil euros de material

em

Foto: DR / Arquivo

Um homem de 27 anos foi detido, esta segunda-feira de madrugada, no interior de uma residência, em Braga, na qual se introduziu para furtar, após ter arrombado a porta principal, anunciou a PSP.

Numa nota divulgada nas redes sociais, aquela força de segurança diz ter sido chamada ao local, sito na rua Dr. Manuel Vieira de Matos, cerca das 04:40 horas, tendo apanhado o suspeito em flagrante e apreendido cerca de 2.085 euros em material furtado.

O detido vai ser presente, ainda hoje, nos serviços do Ministério Público, junto ao Tribunal da Comarca de Braga.

Continuar a ler

Braga

Ciclista ferido em colisão com automóvel na Póvoa de Lanhoso

Na EN 103

em

Foto: DR / Arquivo

Um ciclista ficou com ferimentos na sequência de uma colisão na Estrada Nacional 103, esta manhã de segunda-feira, em Covelas, Póvoa de Lanhoso.

O sinistro deu-se junto ao motel Bracancun, já na entrada da freguesia de Pousada, no concelho de Braga, em circunstâncias que ainda não foram reveladas.

Ao que apurou O MINHO junto do fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro de Braga, a vítima sofreu ferimentos considerados ligeiros.

A vítima foi transportada para o Hospital de Braga pelos Bombeiros da Póvoa de Lanhoso.

O alerta foi registado pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM cerca das 11:00.

A GNR registou a ocorrência que condicionou o trânsito naquela via.

Continuar a ler

Braga

Homem morre em despiste de mota em Vila Verde

Em Cervães

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Um despiste a envolver um motociclo provocou uma vítima mortal em Cervães, Vila Verde, ao final da tarde deste domingo, confirmou a O MINHO fonte dos Bombeiros de Vila Verde.

O sinistro ocorreu quando o homem, condutor do motociclo, entrou em despiste na Avenida Sobral Cobrosa, acabando por não resistir aos ferimentos.

Foram mobilizados para o local operacionais dos Bombeiros de Vila Verde com apoio da equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Braga, com estes a tentar reverter a situação da vítima, mas sem sucesso. O óbito foi declarado no local do acidente.

O corpo do homem, de 76 anos e residente na freguesia onde se deu o sinistro, foi transportado para o Instituto de Medicina Legal do Hospital de Braga.

O alerta foi registado pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM cerca das 19:00.

A GNR registou a ocorrência.

Notícia atualizada às 11h34 com correção da idade da vítima

Continuar a ler

Populares