Braga. Associação Alzheimer Portugal realizou mais um Café Memória

O papel do nutricionista na doença de Alzheimer. Foi este o tema do último Café Memória de Braga, uma parceria entre a Associação Portuguesa de Alzheimer e a Câmara Municipal. Que pretende contribuir para estimular as pessoas com problemas de memória.

Perante duas dezenas de pessoas, entre familiares, cuidadores e doentes, a nutricionista Maria Clara adiantou que o trabalho com pessoas com demência implica a “Identificação do risco e a avaliação do estado nutricional”, e o “estabelecimento de uma intervenção nutricional adequada, adaptada e personalizada, tendo em conta as necessidades, a condição clínica, os hábitos alimentares, as crenças e a cultura dos doentes e também dos seus cuidadores”.

O “Memória”, que decorre mensalmente no café “A Brasileira”, conta, sempre, com a presença do vice-presidente da Câmara, Firmino Marques, que nele participa ativamente “dada a falta de respostas estatais para este tipo de doenças”.

No final, Joana Araújo, psicóloga da Associação, disse ao O MINHO que, ao fim de dois anos, o protocolo com o Município se vai renovar por mais dois, garantindo assim a continuidade do Café Memória.

Já o vice-presidente da Câmara justificou a sua presença dizendo que “é militante quando se trata de fazer bem aos outros, no caso as pessoas que sofrem”.

Esta iniciativa tem, ainda, a vantagem de “permitir que se colijam dados de saúde que podem vir a ser úteis na tomada de decisões no setor”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x