Arrancou hoje em Braga a iniciativa internacional “Gosto do Meu Mercado” (Love Your Local Market) com o objetivo de divulgar e valorizar o comércio de proximidade. Em Portugal, a iniciativa é promovida SIMAB – Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores, S.A, holding de capitais públicos, que gere os mercadores abastecedores de Braga, Lisboa, Évora e Faro.
Esta iniciativa é, desde 2012, impulsionada em vários países pela WUWM – União Mundial de Mercados Abastecedores e Municipais, com diversas ações comunicacionais, de conhecimento e literacia. Com o objetivo de reforçar e potenciar a promoção dos mercados abastecedores grossistas e dos mercados municipais retalhistas como essenciais na vida dinâmica das sociedades, este ano, a campanha tem como mote ‘Love Your Local Production’.
Além de gerir os mercados abastecedores, a SIMAB mantém “um relacionamento próximo com os mercados municipais”. “Aliás, parte dos produtos que existem nos nossos mercados municipais, com particular enfoque nas zonas onde estamos instalados, são precisamente adquiridos nos nossos mercados abastecedores”, sublinha a O MINHO João Fonseca, vogal executivo da SIMAB.
Assim, a iniciativa contemplou, esta manhã, um conjunto de atividades no Mercado Municipal de Braga, com a presença de responsáveis da SIMAB, da Câmara Municipal, da CCDR-N e DRAP Norte. Durante este mês outras várias ações serão realizadas nos mercados abastecedores e, em parceria com os Municípios, em mercados municipais nas cidades Lisboa e Faro.
Esta iniciativa, que abarca 19 países e integra mais de 4.000 mercados grossistas e retalhistas, pretende não só aproximar clientes e comerciantes, mas também mobilizar e envolver os cidadãos que frequentam os Mercados Municipais e que os que não os frequentem passem a frequentar, celebrando a vida dos mercados, locais cruciais no seio das comunidades, caracterizando-se pelos seus produtos frescos, locais e económicos.
“Portugal foi o país escolhido este ano para o lançamento internacional desta iniciativa e, dentro de Portugal, foi Braga”, realça João Fonseca, notando que o objetivo é dar “visibilidade àquilo que é o trabalho do Mercado Abastecedor e do Mercado Municipal, a sua importância no tecido socio-económico local e valorizar o comércio de proximidade, que dá resposta a muitos daqueles que são os problemas e realidades das nossas cidades que tendem para alguma desertificação do seu interior”.
E acrescenta: “Com o envelhecimento da população, o comércio de proximidade assume grande importância. E os mercados municipais, com a predominância dos produtos frescos, dos legumes, têm essa enorme vantagem da proximidade, e cumprem a missão de incentivar o consumo de produtos mais saudáveis para toda a população”.
MARB chega a um milhão de pessoas
O Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) congrega “vendedores de toda a região” e a SIMAB estima que os produtos que dali saem chegam a “cerca de um milhão de pessoas”, numa área de “cinco mil quilómetros quadrados” de influência.
“É um polo de referência para os produtores colocarem os seus produtos. E muitos dos operadores do Mercado Municipal são também nossos compradores. Mas, mesmo que assim não fosse, há uma partilha daquilo que é o âmbito da atividade, há sinergias importantes. Ainda que os nossos mercados abastecedores também vendam para superfícies maiores, outros tipos de comércio, a relação entre mercados abastecedores e mercados municipais é uma relação forte”, destaca o vogal executivo da SIMAB.
O MARB tem 64 operadores, 75% dos quais se dedicam a frutas, legumes e bens alimentares. A taxa de ocupação está nos 100%. Portanto, para entrar um novo operador, algum tem que sair. Tem uma faturação anual próxima de cerca de um milhão de euros.
“O que conseguimos aportar à economia local não são só os imóveis, oferecemos todo um conjunto de serviços que fazem com que o MARB seja um polo aglutinador e muito procurado. É cómodo, é seguro, respeitamos todas as regras higiénicas e de segurança alimentar”, observa João Fonseca, frisando a expansão associada à Bosch, que levou à construção de um novo pavilhão para a parte logística.
“Não escondemos que existe uma procura muito grande e estão a ser equacionadas formas de expansão dentro daquilo que é uma elevada procura”, assinala o responsável.
Associação Cinco ao Dia
A SIMAB desenvolve um projeto de responsabilidade social que é a Associação Cinco ao Dia, cujo objetivo é promover o consumo de cinco peças de fruta e legumes por dia. Nesse âmbito, e em parceria com o município, que também é acionista, todas as semanas crianças das escolas de Braga visitam o MARB.
Covid-19 deu nova vida ao comércio de proximidade
A iniciativa “Gosto do Meu Mercado” pretende assinalar que o comércio de proximidade tem “produtos de qualidade, com preços atrativos e oferece vantagens”. Vantagens, essas, que ficaram bem patentes durante a pandemia e que levaram a um aumento da procura. “Já tem havido esta tendência a nível nacional. Com a covid-19, vimos que o comércio de rua ganhou uma nova vida e esperemos que esse lanço não se perca. Esperamos que os comerciantes locais retenham os clientes que a covid ofereceu e conquistem mais. E a isto juntar o incentivo ao consumo de frutas e legumes que são um contributo para a saúde pública”, conclui João Fonseca.