“Braga para Todos” assinala Dia Internacional do Veganismo e desafia autarquia

Assinalando o Dia Internacional do Veganismo, comemorado no dia 01 de novembro, o movimento cívico Braga para Todos, promove um debate aberto ao público e gratuito no pavilhão da Junta de Freguesia de S. Vicente.

O evento irá abordar experiências sobre como é ser vegano em Portugal, mitos sobre a saúde e ainda o veganismo para praticantes de fitness, com a participação de Andréa Deía, vegana há sete anos, da médica Débora Stolnik e do youtuber e praticante de bodybuilder Rafael Pinto.

O movimento Braga para Todos pretende mostrar aos bracarenses como é possível ser vegano, saudável e ter uma boa condição física de uma forma simples e económica.

O veganismo é um estilo de vida que ultrapassa a alimentação e consiste em não usar nada que tenha origem animal,  desde produtos de cosmética a simples detergentes para o chão, que na maioria são testados em animais a par com os medicamentos que contém lactose, mas o movimento não pretende ser  fundamentalista estando, acima de tudo, abertos à comunidade e dispostos a apresentar opções benéficas para todos, se isso traduzir-se na redução do consumo de carne.

O “Braga para Todos” aproveita a iniciativa para lançar um desafio ao atual presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, que acumula o pelouro das freguesias e também ao vereador Altino Bessa com o desenvolvimento rural, para que sigam o exemplo de outras cidades, até de menor dimensão, a realizar um festival vegano fomentando a venda dos produtos locais, oriundos de agricultores de freguesias circundantes.

No entender do movimento, a atual câmara prende-se muito ao modelo aceite como tradicional e deixa fugir um mercado interessante e mais jovem, que vê na alimentação e na escolha diária referente a consumo uma forma de respeitar e olhar o outro com dignidade, seja ele humano ou não humano.

O evento decorre das 16:00 às 19:00, a entrada é gratuita, mas carece de confirmação via email para [email protected] ou através de mensagem privada para a página do movimento no Facebook.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x