Braga apontada como exemplo europeu de sucesso em políticas de Juventude

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, participou, esta terça-feira, no Congresso das Autoridades Locais e Regionais do Conselho da Europa.

No encontro, realizado em Estrasburgo, o Edil apresentou as estratégias e políticas públicas de Juventude que o Município bracarense tem vindo a implementar por forma a garantir os direitos dos jovens e a consolidação do movimento associativo.

Ricardo Rio demonstrou como Braga se tem posicionado como um espaço de referência mundial na área da Juventude, com políticas que visam reforçar o grau de empregabilidade, aumentar o acesso a actividades de âmbito cultural e desportivo, assim como estimular a participação cívica dos jovens na vida pública.

Para este cenário, explicou, em muito contribuíram iniciativas como o Orçamento Participativo ‘Tu Decides!’, a revitalização do Conselho Municipal da Juventude ou ainda, a implementação do projeto ‘100% Jovem’, que resulta da parceria com a Rede Europeia de Capitais de Juventude de que Braga é a estrutura líder.

No que se refere ao Orçamento ‘Tu Decides’, Ricardo Rio destacou o pioneirismo da iniciativa, que desafiou os jovens bracarenses a participar ativamente na vida da cidade.

“Quase dois mil jovens participaram e votaram neste processo de escolha de projetos culturais, desportivos e sociais”, acrescentou.

No plenário, o autarca deu também conta da forma como a Juventude se envolveu na discussão de modelos de desenvolvimento que ajudaram a criar emprego na Cidade.

“Os estudantes universitários e as escolas abraçaram projetos de empreendedorismo, participaram em vários programas europeus, e hoje temos a Startup Braga, de portas abertas à inovação e à tecnologia com o apoio de uma rede de mentores, tutores e organizações de renome internacional, como é o caso da Microsoft Ventures”, referiu.

O presidente da Câmara Municipal abordou a implementação do projecto ‘100% Youth City´, que tem por missão desenvolver as boas práticas no âmbito da juventude, o que será reconhecido no final pela atribuição do Selo de Qualidade “100% Certified Youth City”.

Liderado por Braga, através da Fundação Bracara Augusta em parceria com o Município e aprovado pelo programa Erasmus + Juventude em Ação, o projeto, com a duração aproximada de dois anos e um orçamento de 130 mil euros, reúne mais seis cidades, nomeadamente Cluj, na Roménia, Ganja, no Azerbaijão, Varna, na Bulgária, Torino, em Itália, Valência, em Espanha, e Riga, na Letónia.

Na sua intervenção, Ricardo Rio salientou que à semelhança do título de Capital Europeia da Juventude em 2012, também o facto de no próximo ano Braga ser Capital Ibero-Americana para a Juventude será mais um contributo para afirmar Braga como uma cidade jovem, empreendedora e dinâmica.

Apesar de todo este percurso, Ricardo Rio reconheceu que “há ainda muito trabalho a fazer para derrubar as barreiras da participação dos jovens”, referindo que quer para Braga “uma nova mentalidade, orientada para a inovação social e desenvolvimento estratégico”.

O Conselho da Europa é a mais antiga organização política do continente europeu e conta, neste momento, com 47 países membros. Esta é uma instituição vocacionada para a defesa dos Direitos Humanos, detendo uma posição de vanguarda nos padrões de proteção destes direitos, incluindo o único Tribunal Europeu para a protecção das liberdades fundamentais e dos direitos do homem.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Ponte de Lima: Vereador das Obras Particulares fez obra particular... ilegal

Próximo Artigo

GNR detém homem por posse de arma proibida em Vila Nova de Cerveira

Artigos Relacionados
x