A Câmara de Braga debate e vota, esta terça-feira, em reunião do Executivo, a atribuição de apoios, de 106 mil euros a cinco projetos de dinamização cultural, entre os quais, os Encontros da Imagem (50 mil euros) e o Cabido da Sé (26 mil).
- Anúncio -
Os contratos de dinamização envolvem ainda Rodellus – Associação Cultural (27.500), Centro Cultural e Social de Santo Adrião (1.000 euros) e Comissão de Festas da Páscoa da Rua da Boavista (2.000).
No caso dos Encontros da Imagem, a proposta salienta que, “a associação desenvolve uma atividade artística e cultural relevante no domínio da promoção e divulgação das Artes Visuais, nomeadamente, na área da criação, produção e divulgação da fotografia e artes digitais. O seu projeto cultural único, concretiza-se numa programação regular, quer do festival anual “Encontros da Imagem – Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais” quer do seu projeto expositivo “Galeria da Estação – Encontros da Imagem”.
Festival de Órgão
Já no que toca ao Cabido, o apoio financeiro vai para o Festival Internacional de Órgão de Braga, na sua 9.ª edição, um “importante evento cultural no tocante à promoção e divulgação do ativo patrimonial singular que a cidade possui ao nível destes instrumentos históricos, compostos de uma natureza sonora monumental, refletem uma expressão artística, no domínio da arte e da música e são depositários da identidade local”.
Salienta que, “através de uma programação eclética e regular de concertos, permite uma oferta cultural nesta área estimulando o interesse do público pela música de órgão a par de efetivar uma promoção da sensibilização para a preservação deste património organológico de inestimável valor”.
Festival Rodellus
Quanto à associação Rodellus, o Pelouro da Cultura lembra que o seu projeto cultural concretiza-se numa programação diferenciadora, nomeadamente do festival com o mesmo nome, que vai na sua 8.ª edição em 2023. “Ressalve-se ainda a importância deste projeto atendendo ao nível da descentralização e à capacidade de criação de novos itinerários culturais que garantam o acesso à diversidade do património e à fruição de atividades na rede periurbana bracarense. Saliente-se ainda o seu contributo no tocante à formação de novos públicos, no reforço da abertura à comunidade e no promover da participação e inclusão”, acentua.
Coro Allegretus
A quarta entidade apoiada é o Centro Cultural Santo Adrião que, “promove atividades no domínio cultural, entre elas o Coro Allegretus, instituído com o fim de promoção, preservação e divulgação da música polifónica. Enaltece a relevância cultural e social firmada pela prática do canto coral, visível na promoção da aprendizagem do canto e do repertório coral, como forma de manter vivo o espólio musical, quer como forma na integração social com importantes impactos na comunidade local”.
Páscoa da Boavista
Em tempo de Páscoa, o estímulo municipal vai para as festas da Páscoa na Rua da Boavista. “Esta celebração pascal singular, possui na sua génese uma manifestação religiosa popular, perfilando-se assim como um importante momento de promoção e divulgação do património cultural bracarense. Esta tradição que evidencia uma peculiaridade histórica, social e cultural, conjuga no seu programa atos litúrgicos e devocionais com iniciativas de caráter cultural”, diz a autarquia.