Braga: AGRO recebeu 55 mil visitantes

Já há data para a próxima edição
Foto: DR

A 57.ª edição da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, que decorreu entre quinta-feira e domingo no Forum Braga, recebeu cerca de 55 mil visitantes, segundo a organização.

Em comunicado, a Invest Braga salienta que este número “representa um crescimento face à edição anterior, mesmo perante as condições meteorológicas adversas registadas nos primeiros dias do evento”.

Entretanto, já há data para a próxima edição, novamente no Forum Braga. Será entre os dias 26 e 29 de março de 2026.

O último dia do certame ficou marcado pelo workshop prático, já habitual em todas as edições “Enxertia de Árvores de Fruto”, dinamizado por José Raúl de Oliveira Rodrigues, professor adjunto da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima (ESA/IPVC) e membro das comissões científicas dos mestrados em Agricultura Biológica e Engenharia Agronómica.

A sessão, organizada pelo CISAS – Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, reuniu participantes oriundos de várias localidades do norte do país, como Monção, Paredes de Coura, Barcelos, Esposende, Braga, Mogadouro e Viana do Castelo.

O dia de encerramento teve, ainda, outras iniciativas, como da Quinta Pedagógica de Braga, com destaque para as atividades “Medalhões Super Animais” e “Vem Aprender sobre a PAC – Política Agrícola Comum”, que proporcionaram momentos educativos para os mais novos, juntamente com os seus familiares.

As expressões culturais estiveram igualmente presentes com as atuações do Grupo Folclórico da Universidade do Minho, promovido pela ARCUM, e da Rusga de Merelim S. Paio Braga, onde foram recriadas tradições peculiares que surpreenderam todos os visitantes.

No domínio dos concursos, o público acompanhou o 36.º Concurso Nacional Pecuário da Raça Autóctone Barrosã, organizado pela AMIBA, e a estreia do 1.º Concurso Interescolas da Raça Holstein Frísia, promovido pela InvestBraga e pelas escolas profissionais agrícolas.

Para Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, “a AGRO é hoje uma feira moderna, representativa e atenta ao setor”.

“Temos vindo a crescer de forma sustentada, a diversificar a oferta e a trazer novos públicos, com destaque para as escolas, que terão ainda mais presença em 2026. Apostamos em momentos de encontro, como a ‘happy hour’, e procuramos ouvir quem nos visita e participa. É com base nessas opiniões e nas boas práticas de outras feiras que continuamos a reinventar a AGRO, sempre com o compromisso de valorizar o mundo rural e agrícola”, conclui, citado no comunicado.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados