A 55ª edição da AGRO – Feira Internacional da Agricultura, Pecuária e Alimentação foi a mais participada de sempre, ao atrair cerca de 45 mil visitantes durante os quatro dias do evento, um feito histórico e considerado “notável”, pelo presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, que tal como na abertura, esteve presente no encerramento, ao final da tarde deste domingo.
“Ficamos muito próximos dos 45 mil visitantes, o que é notável e mérito de todos aqueles que confiaram nesta organização e vieram trazer os seus produtos, os seus serviços e as várias inovações”, salientou o autarca, elogiando o ambiente que se vive na feira e que propicia “um convívio familiar e intergeracional entre profissionais e curiosos”, falando também na TV AGRO.
Com este resultado histórico, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, não tem quaisquer dúvidas de que a AGRO é já um evento e ponto de passagem obrigatório no calendário anual da cidade e de toda a região do Minho, abrangendo parte de Entre Douro e Minho (destaque para Póvoa de Varzim e Vila do Conde) e da Galiza, tendo este ano um stand italiano,
“Foi o regresso das velhas excursões de agricultores à AGRO, uma afluência espetacular também de escolas, e isso tornou o ambiente desta 55ª edição muito especial”, reforçou Ricardo Rio, admitindo que “o próximo passo do evento será apostar na internacionalização para continuar a evoluir, até porque a ainda recente requalificação de todo o edificado assim o permitirá”.
Um quinto dos visitantes são crianças
A presença das crianças não ficou indiferente a ninguém que visitou esta edição da AGRO e esse propósito o administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva, revelou constituírem um quinto dos visitantes, quantificando este domingo que “do total de visitantes, 20 por cento foram crianças”, tratando-se, por isso, de um público que será uma aposta das próximas edições.
“São essas crianças que serão os futuros visitantes, queremos passar a esta geração a importância da agricultura”, afirmou o mesmo responsável, adiantando que agora “a integração do setor das utilidades domésticas e o reforço da área de alimentação, também ajudaram aos bons resultados” e sendo notória a satisfação geral entre os expositores, dentro e fora de todo o recinto.
Como avançou Carlos Silva, a feira também se fez, então, de milhares de visitantes de palmo e meio, como David e a Inês, que, acompanhados pelos pais, estrearam-se na feira, contando que “vimos os animais e as máquinas, isto está a ser uma boa experiência”, partilharam os irmãos, entusiasmados, não só, mas também com muitas vacas a alimentarem-se dentro das boxes.
Carlos Silva concorda que o caminho da internacionalização é uma aposta de futuro, afirmando que “o setor profissional esteve em força e recebemos muitos visitantes de todo o país, portanto, é certo que já deixamos de ser uma feira local e passamos a ser uma feira nacional e já com expressão internacional, inclusivamente tivemos visitantes profissionais da Polónia que querem apostar na nossa feira e isso torna-a ainda mais importante”, salientou o administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva.
Já o diretor operacional, José Olímpio, soma o sucesso dos concursos pecuários, que receberam “mais de 350 animais”, e os restaurantes de carnes de Denominação de Origem Protegida (DOP), revelando que “tiveram quase sempre a lotação esgotada”.
Outra aposta ganha foram as atividades paralelas, nomeadamente os showcookings e as conferências, com muita qualidade e uma adesão significativa”, acrescentou o diretor comercial, Henrique Martins, concluindo que “estas atividades ajudaram a elevar a feira” a um patamar sem precedentes, o que augura uma próxima edição ainda mais diversificada e mais participada.
Com mais de 200 expositores presentes e um programa recheado, a 55.ª AGRO contou com um conjunto de iniciativas que levaram o público até ao Altice Fórum Braga. Ao todo, os quatro dias de AGRO contaram com mais de 50 horas de atividades, nove concursos pecuários e uma emissão televisiva, a TV AGRO, que acompanhou todas as iniciativas e promoveu a interação entre expositores e visitantes, não tendo deixando ninguém indiferente, incluindo os grupos que cá fora fizeram “piquenicões”.
Público heterogéneo e intergeracional
O público chegou de várias partes do país, além da vizinha região autonómica da Galiza. Do Porto veio Filomena Silva, que veio de propósito do Porto, acompanhada do marido, dizendo que “vi muitos jovens a tomar conta dos animais e faz todo o sentido que assim seja, significa que há esperança no futuro desta área”, regozijou-se a visitante com o êxito do primeiro setor.
Da Póvoa de Lanhoso, Guimarães e Vieira do Minho, chegaram, por exemplo, as irmãs Rosa, Joaquina e Alice Fernandes, fãs do certame, destacando que “tem muita coisa interessante para ver e comprar”, constatou Joaquina, já com uma saca de maçãs na mão, enquanto a sua irmã. Alice, destacou “ser muito bonito, por isso eu venho todos os anos a Braga para visitar a AGRO”.
Já a preparar a próxima AGRO
Já a pensar na próxima edição, a InvestBraga iniciou o processo de comercialização dos espaços disponíveis para a edição de 2024 da feira, apresentando uma proposta de valor vantajosa para os expositores que garantam, desde já, a sua presença no certame, em março de 2024, sendo que a próxima edição decorrerá entre os 21 e 24 de março de 2024, segundo foi anunciado.
“O nosso objetivo é começar a preparar desde já esta feira, oferecendo vantagens a quem se inscreva até 31 de maio, dando também a possibilidade de só procederem ao pagamento dos seus espaços em janeiro do próximo ano”, salientou Carlos Silva.