Seguir o O MINHO

Braga

Braga aderiu à Rede de Cidades Michelin

em

Foto: Divulgação

O Município de Braga aderiu à Rede Internacional de Cidades Michelin em Clermont-Ferrand, tendo sido representado pelo vereador Miguel Bandeira na primeira conferência da rede, que se realizou esta semana nesta cidade francesa.

Miguel Bandeira esteve presente no acto fundador da rede e proferiu ainda uma conferência sobre o tema da mobilidade em Braga. No primeiro dia da conferência, o vereador participou, juntamente com os restantes representantes de Cidades, na sessão plenária “Diálogo com autarcas e especialistas”, onde interveio sobre a relação que o Município tem com instituições como o INL e a Universidade do Minho, num triângulo de conhecimento que suscitou enorme interesse entre os presentes.

“Tem um significado enorme para o nosso município fazer parte desta rede e estar aqui com as restantes cidades, que representam os quatro cantos do mundo, partilhando e assimilando experiências”, referiu Miguel Bandeira.

“É preciso reconhecer o trabalho de promoção externa desenvolvido nos últimos anos e esta abertura tem sido muito recompensadora para Braga. Hoje somos uma Cidade com relações cada vez mais abrangentes por todo o mundo e isso tem-se reflectido no aumento da nossa notoriedade externa”.

Miguel Bandeira reforçou ainda que sentiu por parte dos responsáveis de Clermont-Ferrand um enorme interesse em aprofundar ainda mais as relações com Braga, quer através desta rede, quer com outros projetos.

Um dos exemplos dados foi o intercâmbio estudantil, com Braga a receber no próximo ano, e pelo segundo consecutivo, uma turma de mestrado que vai “estagiar” durante uma semana e conhecer melhor o urbanismo e planeamento da cidade, ao mesmo tempo que terão aulas na Universidade do Minho. De referir que a turma que este ano esteve em Braga apresentou, numa das sessões paralelas nesta conferência, um trabalho sobre a sua visita a Braga, com elogios à forma como o município de Braga interagiu no processo.

Olivier Bianchi, presidente do município de Clermont-Ferrand, agradeceu a presença de Braga na rede, tendo manifestado o desejo de visitar a cidade no próximo ano.

O INL também esteve presente nesta conferência, tendo o seu diretor, Lars Montelius, efectuado uma apresentação do Laboratório, mostrando a sua capacidade de investigação, mas também evidenciando o carácter global da instituição que está sediada em Braga.

Esta rede foi fundada por Clermont-Ferrand e pela Michelin, que está sediada nesta Cidade francesa, e inclui as cidades onde a empresa está localizada, juntamente com as cidades que têm geminações com Clermon-Ferrand. Além de Braga, fazem parte mais 39 cidades de 20 países, como Greenville dos Estados Unidos, Shenyang e Shangai da China, Bangkok da Tailândia, Vitória Gasteiz ou Valladolid de Espanha, Alessandria de Itália ou Montreal no Canadá.

Populares