O mandatário da coligação AD (PSD/CDS) em Braga, João Granja, apresentou queixa à Comissão Nacional de Eleições contra a Junta de Freguesia de S. Vitor e o seu presidente, Ricardo Silva, por “violação do dever de imparcialidade”.
A violação – diz – consistiu na publicação no site institucional da Junta de um apelo ao voto, ilustrado por uma foto do eleitor António Braga que é quadro do Partido Socialista, foi deputado à Assembleia da República em diversos mandatos e membro de governos socialistas e é candidato publicamente assumido à Presidência da Câmara de Braga nas próximas eleições autárquicas, já com dezenas cartazes seus espalhados por todo o concelho”.

O socialista – diz, ainda, a AD – votou hoje na mesa 3 da freguesia de S. Victor e aproveitou uma foto similar que publicou no seu facebook: “O Presidente da Junta de Freguesia de S. Víctor, Ricardo Silva, tem mais de 11 anos de desempenho desta função, fez parte dos órgãos diretivos da ANAFRE, e sabe bem que não pode, nem deve, proceder desta forma”, afirma.
Pede, por isso, que a Comissão Nacional de Eleições “determine a imediata remoção da fotografia do site institucional da Junta de Freguesia de S. Víctor, e aplique, em função da gravidade da situação descrita e provada, as respetivas contraordenações e demais disposições legais aplicáveis”.
Contactado por O MINHO, o autarca visado – eleito como independente – disse que desconhece a queixa, pelo que aguarda serenamente a decisão da CNE.
Apesar disso, sublinha que o socialista retratado na foto não é candidato às eleições legislativas e, de resto, nela não está nenhum símbolo partidária: “não percebo porque é que há celeuma! Quem tem medo de fantasmas, talvez venha a encontrar um!”