Seguir o O MINHO

Braga

Braga abre mais uma via de acesso ao nó de Infias para mitigar congestionamento

Intervenção de fundo só inicia em 2021

em

Foto: CM Braga / Divulgação

O Município de Braga e a Infraestruturas de Portugal (IP) vão assinar um acordo de colaboração, na próxima reunião de executivo municipal, a 04 de novembro, de forma e elaborar um projeto conjunto com vista à intervenção de fundo no Nó de Infias, um dos cancros no trânsito em Braga.

O acordo prevê a execução de um projeto para a requalificação e beneficiação do Nó de Infias, incluindo caderno de encargos e o respetivo procedimento concursal a ser aprovado por ambas as partes.

Todavia, essas obras só terão início em 2021, estando no entanto previstas algumas intervenções, já durante este mês, para mitigar o congestionamento rodoviário naquele nó viário.

As intervenções tidas como “cirúrgicas”, iniciam a 15 de novembro, serão realizadas no período noturno e não comprometem a solução final, assegura Ricardo Rio.

“Dessas soluções imediatas destaca-se a repavimentação de todo o Nó de Infias e a duplicação da via de saída do centro da cidade para o nó, desde a Rua Américo Rodrigues Barbosa, garantindo o aumento da capacidade de cerca de 30 para 70 automóveis”, assegura a autarquia.

Braga desata o nó em 2021

“Este é o primeiro passo para resolver decisivamente o principal ponto de congestionamento de trânsito da cidade de Braga que, devido à afluência de muitas vias estruturantes de ligação inter-regional e nacional, acarreta atualmente muitos problemas no trânsito local”, refere Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga.

Após a elaboração e aprovação do caderno de encargos e do programa do concurso, cujos custos serão suportados de igual forma pelas duas entidades, o Município de Braga irá promover o lançamento concursal e a IP irá colaborar na fase de esclarecimentos e avaliação das propostas que serão apresentadas a concurso.

Posteriormente, as duas organizações irão acompanhar as obras de intervenção que irão garantir a capacidade de escoamento do tráfego de atravessamento, priorizando as ligações da Variante à EN101-201 à Circular Norte (Av. António Macedo – EN14) e a capacidade de escoamento nas saídas do centro para essas vias e para o Nó.

Populares