Braga a Sorrir beneficiou 357 pessoas com quatro mil consultas dentárias em dois anos

Saúde oral
Braga a sorrir beneficiou 357 pessoas com quatro mil consultas dentárias em dois anos

O projeto “Braga a Sorrir” beneficiou em dois anos 357 pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica, “devolvendo a esperança através do sorriso”, depois de realizar 4.532 consultas de saúde oral.

Segundo os resultados daquele projeto de intervenção social, através do Centro e Apoio à Saúde Oral (C.A.S.O.), hoje divulgados, foram feitos 10.412 tratamentos e colocadas 449 próteses dentárias.

O objetivo da iniciativa era prestar serviços de saúde oral e acompanhamento psicossocial a populações em situação de vulnerabilidade socioeconómica, tendo em vista a reinserção social.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, este “devolveu a esperança através do sorriso” e é um exemplo do que podem as autarquias fazer.

“Este é um excelente exemplo de como o poder local pode identificar lacunas e tomar medidas que beneficiem a comunidade e aumentem decisivamente a qualidade de vida dos cidadãos, neste caso através de um programa numa área que é um parente pobre dos serviços centrais”, disse.

O Centro de Apoio à Saúde Oral foi cofinanciado pelo Programa Portugal Inovação Social, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Atualmente, o projeto “foca-se na assistência médico-dentária e no acompanhamento psicossocial, com um reforço bastante significativo na área da reabilitação oral”.

A C.A.S.O funcionou nas antigas instalações do Hospital de S. Marcos, onde os doentes eram atendidos depois de sinalizados, através das parcerias estabelecidas com instituições sociais de Braga e pela sinalização por parte do Gabinete de Ação Social do município.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Quatro feridos em 15 minutos, após dois acidentes em barcelos

Quatro feridos em 15 minutos, após dois acidentes em Barcelos

Próximo Artigo
Pediatras de famalicão vencem prémio por trabalho apresentado em paris

Pediatras de Famalicão vencem prémio por trabalho apresentado em Paris

Artigos Relacionados