Braga: A celebrar 500 anos, Capela dos Coimbras vai restituir vitrais originais

Vai permitir “uma nova vista sobre a cidade”
Foto: Casa dos Coimbras

A Capela dos Coimbras, em Braga, vai restituir os vitrais originais da torre, numa altura em que está a celebrar 500 anos.

Em comunicado, a Casa dos Coimbras refere que esta intervenção vai criar “uma nova vista sobre a cidade”.

O monumento vai, também, apostar em conteúdos multimédia e serviço de bebidas portuguesas na torre da capela. 

“Os vitrais serão do século XVIII, mas não existe uma informação histórica que valide a data. O que temos a certeza é que os que lá estão, atualmente, são de 1991 e as janelas que vamos agora colocar, pela técnica construtiva, são objetivamente anteriores. Portanto, não deixa de ser o restituir de um formato mais antigo do que os atuais vitrais, que estão inclusivamente em mau estado de conservação”, explica Luís Aguiar Campos, administrador do espaço, citado em comunicado.

Além da colocação dos vitrais, que permitirá aos visitantes terem uma “vista diferente da cidade”, a partir da Torre dos Coimbras, o responsável adianta que o espaço vai ter mesas de apoio “onde as pessoas poderão degustar bebidas tipicamente portuguesas e descansar”.

Está, ainda, previsto, para breve, a inclusão de conteúdo audiovisual, “extremamente atrativo”, que contará a história do monumento, permitindo aos turistas saberem mais informação sobre o lugar.  

“Ao longo destes anos, percebendo a dinâmica das visitas, fomos fazendo adaptações e melhorias. No momento de celebração dos 500 anos da Capela dos Coimbras, achamos importante voltarmos a investir, sobretudo na Torre, porque é um espaço absolutamente fantástico de visita”, sublinha ainda o responsável. 

Artista de Braga oferece pintura que retrata vitrais

O médico dentista e artista de Braga, David Humberto Gomes, presenteou a Casa dos Coimbras, esta quinta-feira, com uma pintura da sua autoria que retrata os atuais vitrais coloridos da Torre dos Coimbras.

O quadro foi entregue a Luís Aguiar Campos e ficará em exposição permanente na entrada do restaurante da Casa dos Coimbras.   

Inspirado por uma fotografia dos vitrais da Torre dos Coimbras, o artista decidiu criar uma pintura que esteve em exibição na sua última exposição “Novo Caminho”, acolhida pela Casa dos Coimbras. A obra foi, agora, oferecida ao espaço como “forma de agradecimento”, adianta David Humberto Gomes. 

“É um gesto simbólico que recebemos com profunda gratidão e, de certa forma, traduz aquilo que é o trabalho que temos vindo a realizar. Somos um lugar gratuito para a exposição e que pode ser usado por artistas da cidade e não só. Para nós é sempre uma alegria muito grande, quando alguém reconhece o trabalho que temos vindo a fazer e, como forma de agradecimento, tem o gesto de nos oferecer uma obra com um elemento característico do nosso espaço como é a Torre dos Coimbras e os seus vitrais”, sublinha Luís Aguiar Campos. 

O responsável não tem dúvidas que o monumento é um lugar inspirador para qualquer artista. “Sempre que subimos à Torre somos surpreendidos pelas cores e o brilho dos vitrais. Quando o sol se projeta sobre eles, projeta também as cores no pavimento e nas paredes, conferindo um ambiente muito diferente. É, sem dúvida, um espaço de inspiração para artistas”, conclui. 

Abriu ao público em 2021

A Capela e o Jardim dos Coimbras abriram as portas ao público em julho de 2021 e têm, desde então, acolhido inúmeras iniciativas de caráter cultural e artístico, desde concertos a tertúlias literárias, passando por peças de teatro e exibição de documentários.

A esplanada está aberta de segunda-feira a sábado, e a Torre e a Capela (classificada como monumento nacional) podem ser visitadas entre as 10:00 e as 19:00.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados