Seguir o O MINHO

Braga

Braga: 500 utilizadores que recebem por andar de bicicleta já fizeram 77 mil quilómetros

Projeto começou em junho

em

Foto: Divulgação / CM Braga

Os 500 utilizadores que são recompensados financeiramente para andar regularmente de bicicleta em Braga já percorreram mais de 77 mil quilómetros, anunciou hoje a Câmara.

O ´Bicification – O Futuro em Duas Rodas´ é um projecto europeu de mobilidade sustentável que teve início dia 01 de junho e se prolonga até 30 de setembro.

“Até ao momento, o Bicification conta já com um total de mais de 77 mil quilómetros percorridos pelos 500 utilizadores que integram o projecto, representando uma poupança estimada de 8 toneladas de CO2. Até ao momento foram já entregues cerca de 5.500 euros em ‘vouchers’, explica a autarquia em comunicado.

“Quanto mais pedala, mais acumula” é a mensagem do projeto, sendo que cada utilizador pode ganhar até ao máximo de 28 euros por mês, em vouchers.

A esta iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), órgão da União Europeia, aderiram as cidades de Braga, Istambul (Turquia) e Talin (Estónia).

O projeto iniciou-se a 01 de junho e decorre até 30 de setembro, tendo como objetivos a promoção de meios de transporte mais amigos do ambiente, em detrimento do automóvel, e o estudo do comportamento dos cidadãos para auxiliar os decisores políticos na implementação de medidas.

Através de um sistema GPS e da aplicação associada, é possível monitorizar as deslocações em bicicleta efetuadas, que darão origem aos incentivos financeiros.

Esta monitorização é efetuada numa plataforma de dados centralizada.

A plataforma permite avaliar ao longo do tempo a evolução do uso da bicicleta e mapear as rotas preferidas dos utilizadores, possibilitando, entre outros aspectos, avaliar quais os pontos estratégicos a investir em termos de infra-estrutura na Cidade.

Cada participante pode consultar o valor dos prémios em dinheiro que recolheu desde o primeiro dia na aplicação móvel. Poderá ainda ver os comércios locais envolvidos no projecto onde esses valores monetários podem ser utilizado na compra de produtos/serviços.

EM FOCO

Populares