Bosch vai revolucionar fábrica de Braga

Empresa tem nova estratégia
Foto: Divulgação / CM Braga

A Bosch prepara-se para revolucionar a fábrica de Braga através de uma mudança nos produtos que irá passar a produzir.

A multinacional alemã estabeleceu a mobilidade sustentável como uma das suas áreas de crescimento, com especial foco para a condução eletrificada e automatizada.

Esta transformação “terá o seu impacto no portfólio de produtos e, consequentemente, no negócio da unidade em Braga”, adianta Carlos Ribas, responsável da Bosch em Portugal e diretor técnico da unidade bracarense, em comunicado citado pelo Jornal de Negócios.

Na fábrica de Braga, que é a maior unidade do grupo em Portugal, a reorganização da mobilidade na Bosch irá traduzir-se numa transformação do portfólio de produtos, que passará gradualmente dos sistemas de “infotainment” para soluções como computadores de bordo, câmaras e sensores.

“A Bosch está a focar os seus esforços de desenvolvimento e produção de tecnologias essenciais para as necessidades atuais e futuras dos veículos, que irão contribuir para uma mobilidade mais segura, confortável e sustentável. A Bosch em Braga está a receber algumas dessas tecnologias e continuará a desempenhar um papel importante o futuro da mobilidade tanto a nível de desenvolvimento como de produção”, vinca Carlos Ribas.

A empresa estima que, impulsionado por esta tendência, o mercado de software automóvel deverá atingir um volume significativamente superior a 200 mil milhões de euros até 2030, o que significa três vezes mais do que em 2020.

Bosch emprega mais de 7 mil em Portugal

Em 2023, a Bosch contratou mais cerca de 450 pessoas, chegando aos 7.050 trabalhadores em Portugal.

No ano passado, teve um volume de negócios de 2,1 mil milhões de euros no nosso país, aumentado a faturação em 1,7%.

“Apesar de estarmos a viver um ambiente global desafiante e de alguma incerteza, 2023 foi um ano positivo para a Bosch em Portugal. Para este ano, estamos alinhados com as perspetivas gerais da Bosch, e por isso as nossas previsões são moderadas, tendo em conta o atual cenário económico e também a transformação do negócio que a empresa está a realizar a nível global”, afirma Javier González Pareja, presidente do grupo Bosch em Portugal e Espanha, igualmente citado no comunicado.

“Ao longo dos anos, temos vindo a assistir a um crescimento sustentado da Bosch em Portugal, que só possível graças à dedicação e ao profissionalismo dos nossos colaboradores. É nesse caminho que nos queremos manter, conscientes de que o futuro já está a trazer desafios para o negócio da Bosch”, afirma Carlos Ribas

A nível global, o grupo Bosch fechou 2023 com um total de 429 mil trabalhadores, que estão distribuídos por 136 localizações em todo o mundo, e uma faturação de 91,6 mil milhões de euros, mais 3,8% do que no ano anterior.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Adiado julgamento de ex-autarca de Barcelos por ajustes diretos a empresa de segurança

Próximo Artigo

Restaurante de Braga dá prémio de 500 euros em refeições para celebrar 10 anos

Artigos Relacionados
x