A Bosch Car Multimédia Portugal, S.A, com sede na cidade de Braga, realizou, na passada segunda-feira, uma cerimónia de entrega de prémios no âmbito das 13 patentes submetidas em 2015.
Em comunicado, na sua Página Oficial de Internet, a empresa, que prevê a criação de mais 22 patentes até 2018, afirmou que esta cerimónia visava reconhecer o trabalho desenvolvido pela equipa de investigação que trabalha em parceria com a Universidade do Minho, no sentido de “contribuir para a consolidação do conhecimento no nosso país”.
“Os pedidos de registo das 13 patentes estão relacionados com produtos e processos produtivos na área automóvel, como displays de multimédia automóvel com realidade aumentada, novos conceitos para chassis e sensores. Várias destas inovações estão já a contribuir para o sucesso de novos negócios da empresa”, descreve o mesmo comunicado.
Esta foi a primeira vez que a Bosch Car Multimedia Portugal, S.A submeteu pedidos de patentes a nível nacional e internacional.
“As patentes foram desenvolvidas ao longo da primeira fase do projeto de inovação entre as duas instituições, considerado pelo Governo como sendo de interesse estratégico nacional, e que tem como foco o desenvolvimento de soluções que vão moldar o futuro da mobilidade”, acrescentou a Bosch.
Os administradores da divisão Car Multimedia, Sven Ost e Joerg Pollak, Carlos Ribas e Lutz Welling, da Bosch em Braga, e o Reitor da Universidade do Minho, António M. Cunha, marcaram presença na cerimónia e premiaram os colaboradores da empresa e investigadores da UMinho.
Carlos Ribas, representante da Bosch em Portugal e administrador técnico da Bosch em Braga, afirmou que o registo de patentes fará parte da atividade normal da Bosch em Braga, uma vez que representa uma aposta na inovação.
“A empresa vai, cada vez mais, identificar, reconhecer e preservar o conhecimento, bem como a criatividade dos colaboradores em Portugal”, realçou.
O início da segunda fase do projeto de inovação com a Universidade do Minho, que representa um investimento de 55 milhões de euros, o registo de 22 patentes até ao ano de 2018 e o trabalho de mais de 550 profissionais é a rampa de lançamento que suporta a convicção do administrador.
O Grupo Bosch, que registou 5.400 patentes no último ano e investiu mais de 6 mil milhões de euros em investigação e desenvolvimento, tem uma equipa constituída por 55 mil colaboradores em todo o mundo.
Em Portugal, a Bosch está a investir em inovação como estratégia de consolidação do negócio. Nos últimos anos, conseguiu trazer para Braga novos projetos de I&D, incluindo, mais recentemente, o desenvolvimento de software. Hoje, desenvolve não apenas soluções para a divisão de Multimédia Automóvel, mas também para outras divisões do Grupo, como é o caso dos sensores de ângulo de direção do ESP (Programa Eletrónico de Estabilidade).
Fique a par das Notícias de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui