A Bosch celebrou, esta quarta-feira, os 25 anos de presença do grupo em Braga. A data foi comemorada com uma cerimónia no Auditório Vita, onde estiveram presentes os colaboradores e parceiros institucionais que contribuíram para o sucesso da empresa, especializada em tecnologias e soluções de multimédia automóvel,
Atualmente, a empresa em Braga é a principal unidade produtiva e um dos principais centros de investigação e desenvolvimento da divisão Bosch Car Multimedia na Europa, afirmando-se como um dos maiores empregadores da região, com cerca de 2000 colaboradores.
Como sublinhou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, estes foram 25 anos que ajudaram a transfigurar a realidade económica do concelho e o seu posicionamento em termos de afirmação internacional, impulsionando a criação de emprego e riqueza e atraindo, inclusivamente, projetos noutras áreas de atividade.
“Trata-se de uma empresa perfeitamente alinhada com a ambição que se vive em Braga e que atravessa uma fase de crescimento significativo, com uma previsão de aumento significativo do número de colaboradores”, afirmou, realçando ainda a relação estreita da empresa com os agentes de desenvolvimento local, em especial a Universidade do Minho, com o projeto HMIExcel.
Segundo o Edil, a Bosch é uma empresa que tem o mérito de ser socialmente responsável, estando plenamente envolvida na vida da cidade em diversas vertentes, como são o melhor exemplo o apoio a atividades culturais e desportivas.
“A Bosch será também o primeiro mecenas de um projeto pioneiro de apoio à empregabilidade que irá ser concretizado com a Fundação Bracara Augusta, e que replicará boas práticas a nível internacional”, revelou.
Enquanto um dos dez principais exportadores a nível nacional, a Bosch em Braga tem contribuído ativamente para a economia do país e para a construção da boa reputação da tecnologia desenvolvida e produzida em Braga e exportada a nível mundial. A empresa prevê a duplicação do seu volume de vendas nos próximos dois anos.
A Bosch iniciou as suas atividades em Braga com a produção de autorrádios para a marca Blaupunkt, em 1990 e, ao longo dos anos, tornou-se num dos principais motores do desenvolvimento da região e num dos mais importantes exportadores nacionais.
A empresa tem vindo a substituir a produção de autorrádios por equipamentos mais modernos de infotainment e instrumentação com tecnologia de ponta, com foco na segurança e conforto do condutor e nas necessidades de conectividade do mercado tecnológico.