O MINHO
  • Minho
    MinhoMostrar Mais
    Galhos de árvore de grande porte caem na Rodovia em Braga
    Noite dos Medos vai “aterrorizar” Melgaço
    Politécnico de Viana do Castelo integra um dos mais conceituados rankings do mundo
    Ministra diz que novas instalações do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga são “prioridade”
    Há uma nova ecovia em Monção ‘colada’ ao rio Minho que serpenteia a fronteira
  • Braga
    BragaMostrar Mais
    Galhos de árvore de grande porte caem na Rodovia em Braga
    Ministra diz que novas instalações do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga são “prioridade”
    Braga: Resíduos de obra particular descarregados para o rio Este
    Homem detido com 724 doses de cocaína e haxixe em Braga
    Juiz manda para a cadeia casal que assaltava carros em Braga, Barcelos e Esposende
  • Alto Minho
    • Viana do Castelo
    • Ponte de Lima
    • Arcos de Valdevez
    • Caminha
    • Melgaço
    • Monção
    • Paredes de Coura
    • Ponte da Barca
    • Valença
    • VN Cerveira
  • Cávado
    • Barcelos
    • Vila Verde
    • Póvoa de Lanhoso
    • Amares
    • Esposende
    • Terras de Bouro
    • Vieira do Minho
  • Ave
    • Guimarães
    • Famalicão
    • Fafe
    • Cabeceiras de Basto
    • Celorico de Basto
    • Vizela
  • Desporto
    DesportoMostrar Mais
    Jaime Faria fica pelos quartos de final no Braga Open
    Portimonense empenhado em ultrapassar “tarefa árdua” em Vizela
    Braga-Nacional nas ‘meias’ da Taça de futebol de praia
    “Oliveira rua”. Adeptos colocam tarjas a exigir demissão do treinador do Vianense
    João Pedro Sousa admite que “menos que o quinto lugar é insucesso”
  • Mais
    • GO!
    • Aqui Perto
      • Galiza
      • Póvoa de Varzim
      • Santo Tirso
      • Trofa
      • Vila do Conde
      • Trás-os-Montes
    • Portugal
    • Sociedade
    • Economia
    • Política
    • Saúde
    • Educação
    • Cultura
    • Tecnologia
    • Ciência
    • Natureza
    • Opinião
A Ler: Bonna, a pastelaria de Braga que é a Disneylândia dos celíacos
  • 1.ª Página
  • Destaques Jornalísticos
O MINHOO MINHO
Aa
  • 1.ª Página
  • Destaques Jornalísticos
Pesquisar
  • Primeira Página
  • Minho
    • Braga
    • Viana do Castelo
    • Guimarães
    • Barcelos
    • Famalicão
    • Ponte de Lima
    • Alto Minho
    • Ave
    • Cávado
    • Aqui Perto
  • Desporto
    • Futebol
    • Modalidades
  • Portugal
    • Assembleia da República
    • Presidente da República
    • Governo
    • Sindicatos
  • GO!
    • Marque na Agenda
    • Coisas para Fazer
    • Comer Bem
    • Lifestyle
    • Verão
  • Sociedade
    • IPMA
    • Jogos Santa Casa
    • Acidentes
    • Incêndios
    • Bombeiros
    • Polícias
    • Justiça
    • Animais
    • Igreja Católica
    • Mobilidade
    • Turismo
    • Greves
  • Economia
    • Emprego
    • Combustíveis
    • Habitação
    • Negócios
    • Vinho
    • Indústria
    • Indústria têxtil
    • Hotelaria
    • Energia
    • Inflação
    • Desemprego
    • Bancos
    • Finanças
    • Segurança Social
    • Agricultura
    • Mar
    • Pesca
    • Exportações
    • Inovação
    • Investimento
  • Saúde
    • Hospitais
    • SNS
    • INEM
    • Médicos
    • DGS
    • Vacinas
    • Infarmed
    • Covid-19
    • Saúde Mental
    • Eutanásia
  • Cultura
    • Património
    • Festas e Romarias
    • Gastronomia
    • Arquitetura
    • Arte
    • Música
    • Teatro
  • Ciência
    • Ambiente
    • Biodiversidade
    • Arqueologia
    • Astronomia
  • Educação
    • Escolas
    • Professores
    • Ensino Superior
  • Natureza
  • Calendário
  • Política
  • Tecnologia
  • Opinião
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
O MINHO > Minho > Cávado > Braga > Bonna, a pastelaria de Braga que é a Disneylândia dos celíacos
Braga

Bonna, a pastelaria de Braga que é a Disneylândia dos celíacos

Pedro Antunes Pereira
23/11/2019 14:27
por Pedro Antunes Pereira 8 Min a Ler
Partilhar

Duas coisas ressaltam à vista quando se entra na ‘Bonna’: o espaço (relativamente pequeno) e a montra com todo o tipo de bolos possíveis e imaginários. Feitos sem glúten e sem leite. Dá-se a provar um palmier e a sensação com que se fica é que o sabor é igual, arrisca-se a dizer até melhor do que os tradicionais.

- Anúncio -
Neste artigo
Ana ClaraFormação que acaba em pastelariaFábrica própria e TukTukPão do Gonçalo
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

É ainda com o pé atrás que a reportagem de O MINHO entra na ‘cozinha’ onde a pasteleira e proprietária Samira Guimarães não tem mãos a medir para aviar os pedidos de bolos para aquele dia. Ainda assim, vai contando a história da primeira pastelaria na Europa que confecciona bolos sem glúten e sem leite.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

“Não há mais nenhuma na Europa e no Mundo não sei se haverá”.

Qualquer pessoa com restrições ou alergias alimentares pode utilizar os serviços da Bonna.

“Fazemos muitas experiências ajudados pelos nossos clientes e assim criamos produtos únicos. A maioria das vezes, passam a fazer parte da nossa oferta”. O pão do Gonçalo é um deles, mas já lá vamos.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Natas, croissants, crumbies, palmiers, bolos de frutas… tudo aquilo que se imagina na pastelaria tradicional é possível confeccionar na Bonna, sem glúten e sem leite. “Daí dizermos que é a Disneylândia dos celíacos porque podem comer todos os bolos sem quaisquer problemas”.

A Bonna, localizada em Gualtar, Braga, é a única na cidade certificada pela Associação Portuguesa de Celíacos a fabricar alimentos sem glúten. A pastelaria também confecciona produtos sem ovo, soja ou açúcar sob encomendas.

Ana Clara

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

João Pinheiro e Samira Guimarães são um casal que veio do Brasil, João é português ainda que nascido do outro lado do atlântico, ‘fugindo’ ao aumento da insegurança que grassa no país. Na bagagem trazem uma experiência acumulada na área das intolerâncias alimentares. A responsável é a filha, Ana Clara, que quase morreu com um choque anafiláctico, por causa de uma desconhecia alergia ao leite.

“Passamos três anos a conhecer e a perceber as alergias alimentares, com idas a palestras e seminários nos Estados Unidos, a visitar feiras e a participar em congressos”, revela João Pinheiro que se junta à conversa. A própria Samira esteve 38 anos sem saber que era celíaca…

Com a vinda para Portugal, João tem família em S. Mamede D’Este, quiserem dar “uma vida boa” a cerca de 3% da população que sofre um qualquer distúrbio alimentar e a tendência “é para aumentar”. A culpa é do glifosfato mas isso é outra conversa.

Formação que acaba em pastelaria

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

A aprendizagem de técnicas e receitas para preparar alimentos livres de glúten deram uma bagagem a Samira que lhe permitiu dar muitos cursos no Brasil. Inicialmente a ideia era fazer o mesmo em Portugal mas “os pedidos eram tantos que o projeto inicial teve que ser alterado.

Criamos uma zona de atendimento ao público, que é pequena, para responder às solicitações”. Recentemente, o casal Aluísio Baretto e Juliana Perpétuo, que eram clientes da pastelaria e tem uma filha celíaca e portadora de diabetes tipo 1, associaram-se à Bonna, o que fez ampliar o conceito da marca e inseriu na produção o cuidado com o açúcar.

Desde Dezembro de 2018 que se instalaram em Gualtar criando um espaço 100% para celíacos a começar nas questões da segurança alimentar: “todos os utensílios são biodegradáveis, não há cruzamento de utensílios para evitar a contaminação e os produtos são quase todos importados porque não existem em Portugal”. Daí os preços serem um pouco mais elevados.

“Nós testamos os produtos todos!”, revela João Pinheiro entre duas lambidelas no creme sem leite que encantou o jornalista de O MINHO.

Fábrica própria e TukTuk

Duas novidades estão a caminho. A primeira é a construção de uma fábrica de raiz, depois de uma candidatura ao Portugal 2020 ter sido aprovada. Localizada na freguesia de Oleiros, em Vila Verde, a estrutura irá produzir produtos para celíacos, na lógica actualmente existente na padaria tradicional: “há duas empresas que produzem o pão que depois é vendido ‘cru’ para as padarias que o cozem nos seus estabelecimentos”.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O que a Bonna quer “é produzir produtos para pessoas com intolerâncias alimentares dando-lhes um selo de qualidade e massificando a sua venda. Queremos controlar todo o processo” e é por isso, que estão disponíveis apenas para franchisar a marca.

Uma das críticas mais ouvidas é a localização da Bonna. “Fica distante do centro… mas fazemos o esforço de bom grado para cá vir”, diz uma das clientes habituais. É a pensar nisto que, no início, do próximo ano, as actuais instalações podem mudar de lugar ou então vão sofrer obras profundas.

Um tuktuk com produtos a um euro é a face mais visível da Bonna. Está estacionado num dos shoppings da cidade e “a maior dificuldade é dar resposta a todos os pedidos”. No tuktuk é possível levar para casa os produtos Bonna, todos com o mesmo preço.

Pão do Gonçalo

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

A viagem até à Bonnalândia termina como começou: o Gonçalo é um menino especial tem duas doenças raras, só há mais cinco pessoas no Mundo como ele, e tem bastantes restrições alimentares. Com a mãe, Samira respondeu ao desafio de criar produtos que ele pudesse comer. Um deles foi um pão. Chamou-lhe ‘Pão do Gonçalo’.

“Numa altura, recebemos uma encomenda da mãe para uma festa. No dia marcado, veio cá uma pessoa que nos perguntou se tínhamos o Pão do Gonçalo e nós achamos que era alguém que vinha buscar a encomenda. Não era! Era uma senhora que tinha provado o pão e como gostou veio comprar. Conseguimos responder aos dois pedidos mas, nesse dia, foi uma azáfama”.

No entanto, Samira põe um sorriso: “sabe tão bem perceber que o nosso trabalho está a ajudar estas pessoas a ter uma vida boa”. Uma ‘Bonna’ vida, portanto…

Partilhar este Artigo
Facebook Twitter WhatsApp WhatsApp Copiar Ligação Imprimir
por Pedro Antunes Pereira
[email protected] | Carteira Profissional (CP) 5930 A
Artigo Anterior João Almeida é candidato à liderança do CDS
Próximo Artigo Falta de resposta do Governo aos trabalhadores potencia crescimento da extrema-direita, diz CGTP

Minho

Astronomia

Aí está a última super Lua do ano

O MINHO O MINHO 29/09/2023
Justiça

Anulado despedimento de técnica de IPSS de Esposende que pôs menino a comer sozinho nos ‘arrumos’

Luís Moreira Luís Moreira 29/09/2023
Economia

Empresários acusam Governo de “desprezar” Alto Minho por excluir A28 de redução de portagens

O MINHO / LUSA O MINHO / LUSA 29/09/2023
Mobilidade

Alto Minho pede reunião ao Governo por exclusão de A28 na redução de portagens

O MINHO / LUSA O MINHO / LUSA 29/09/2023
- Anúncio -
- ANÚNCIO -

Últimas Notícias

Ténis
Jaime Faria fica pelos quartos de final no Braga Open
29/09/2023
Acidentes
Galhos de árvore de grande porte caem na Rodovia em Braga
29/09/2023
Marque na Agenda
Noite dos Medos vai “aterrorizar” Melgaço
30/09/2023
Ensino Superior
Politécnico de Viana do Castelo integra um dos mais conceituados rankings do mundo
29/09/2023
Justiça
Ministra diz que novas instalações do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga são “prioridade”
29/09/2023

Destaques

Saúde

Hospital de Barcelos encerra urgência de cirurgia durante um mês e doentes vão para Braga

Pedro Gonçalo Costa Pedro Gonçalo Costa 29/09/2023
Política

Deputado de Guimarães eleito presidente do Conselho de Administração do grupo parlamentar do PS

O MINHO / LUSA O MINHO / LUSA 29/09/2023
Economia

Têxtil de Guimarães que despediu 60 funcionários recebeu 1,5 milhões de fundos europeus

Pedro Luís Silva Pedro Luís Silva 29/09/2023
Economia

Não sobe nem desce. Preço dos combustíveis vai ficar igual

O MINHO O MINHO 29/09/2023

Jornal Online – Periodicidade Diária

Diretor: Thiago da Costa Correia © PDG5 MEDIA, LDA.

Política de Privacidade  Ficha Técnica  Estatuto Editorial

O MINHO

É Todo Seu

  • Primeira Página
  • Minho
  • Desporto
  • Portugal
  • GO!
  • Sociedade
  • Economia
  • Saúde
  • Cultura
  • Ciência
  • Educação
  • Natureza
  • Calendário
  • Política
  • Tecnologia
  • Opinião

O MINHO é um Órgão de Comunicação Social registado na ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Acesso Rápido:
  • Braga
  • Viana
  • Guimarães
  • Barcelos
  • Famalicão

Quem Somos

  • Política de Privacidade
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial

Redação |  Av. da Liberdade, 318
4710-251 Braga

918 333 092
* chamada para rede móvel nacional

[email protected]

Dept.º Comercial [email protected]

Jornal Online – Periodicidade Diária

Diretor: Thiago da Costa Correia © PDG5 MEDIA, LDA.

Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu a palavra-passe?