Bombons de Famalicão e barras de farinha de grilo de Viana vencem prémio nacional

Inovação

Uma empresa de Famalicão e quatro alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo venceram prémios durante a 5.ª edição do Food Fab Lab, que decorreu no passado dia 15 de julho, no Tagus Valley, em Abrantes, distrito de Santarém.

O prémio inovação, um dos mais importantes do certame, foi atribuído a quatro alunos do IPVC pela criação de barras energéticas confeccionadas à base de farinha de grilo e ao seu projeto Sustainabug, que pretende aliar a sustentabilidade ambiental ao consumo de insetos.

Segundo a descrição do projeto, estas barras são pura proteína sustentável, onde se mistura a farinha de grilo, altamente energética, ao tremoço, isto em 22 gramas. A ideia passa por inserir o consumo de insetos sem que o consumidor sequer se aperceba que os está a comer.

Por sua vez, Susana Azevedo, de Famalicão, conquistou o prémio Potencial de Mercado, graças aos bombons e trufas de medronho da empresa SIM Chocolate, também ela sediada na cidade minhota.

Este projeto passa por reaproveitar e transformar o medronho com cacau negro, aproveitando assim os produtos que resultam dessa mesma transformação.

Deste modo, ambos os participantes minhotos vão receber 500 euros de prémio, atribuídos pela Tagusvalley. Passam, também, a poder utilizar os serviços daquele espaço de inovação situado em Alferrarede, no coração do Ribatejo.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados