Seguir o O MINHO

Braga

Bombeiros Voluntários de Braga passam a ter desconto de 70% nos TUB

em

Os elementos da corporação de Bombeiros Voluntários de Braga vão passar a usufruir de desconto na aquisição de títulos de transporte da empresa municipal dos Transportes Urbanos de Braga (TUB). A equiparação dos Bombeiros Voluntários aos funcionários municipais foi formalizada, esta quinta-feira, através da assinatura de um protocolo de colaboração entre os TUB e aquela Associação Humanitária.

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, explicou que esta colaboração constitui o “reconhecimento da entrega e abnegação dos bombeiros voluntários em prol da comunidade”. “Este protocolo formaliza a relação que já existe entre os Bombeiros Voluntários e os TUB a diversos níveis, sendo que hoje se junta uma dimensão mais institucional e fundamental para o incentivo ao voluntariado e à adesão aos bombeiros”, referiu Ricardo Rio, citado em comunicado.

Segundo o autarca, “Braga tem um corpo profissional de bombeiros e o privilégio de ter uma associação de bombeiros voluntários que se complementam e que devem estreitar cada vez mais os laços de colaboração nas respostas aos desafios da proteção civil”, salientou Ricardo Rio, apelando à comunidade para que continue a dar o seu contributo à corporação através da filiação na Associação Humanitária.

Foto: Divulgação / CM Braga

No âmbito do protocolo agora firmado, e a par do desconto de cerca de 70% na aquisição dos títulos de transporte, os Bombeiros Voluntários de Braga terão a possibilidade de participar em ações de formação, ministradas no Parque de Materiais e Oficinas dos TUB, no âmbito das viaturas elétricas e a gás, no sentido de serem abordados os cuidados a ter numa situação de intervenção. Por outro lado, a corporação irá disponibilizar recursos humanos para formação no âmbito de meios de primeira intervenção e combate a incêndios, assim como no apoio à realização de simulacros.

Foto: Divulgação / CM Braga

Por seu turno, os TUB irão oferecer serviços de transporte aos bombeiros no âmbito da sua formação externa e de outras iniciativas realizadas pela corporação; disponibilizar estágios para elementos do corpo de bombeiros com qualificações no ensino profissional ou superior, em áreas que se possam adequar à organização.

Populares