Seguir o O MINHO

País

Bombeiros tocam sirenes em solidariedade com a Ucrânia

Esta terça-feira, às 11:00

em

Foto: Facebook da Liga dos Bombeiros Portugueses

Os bombeiros de todo o país vão tocar as respetivas sirenes, esta terça-feira, 01 de março, às 11:00, durante 30 segundos, em demonstração de solidariedade com os bombeiros e o povo ucranianos.

O apelo é feito pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) para assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil.

“Com este gesto simbólico a LBP quer saudar e comemorar o Dia Internacional da Proteção Civil, lembrando que só há proteção civil com bombeiros, o seu principal agente de socorro e apoio, com identidade própria e capacidade operacional única”, refere a instituição em comunicado, mostrando a sua solidariedade com os cidadãos ucranianos, “quer a viver em Portugal, quer noutros países e regiões do Mundo, bem como com aqueles que sofrem diretamente as consequências da guerra”.

A LBP acompanha e incentiva as associações e corpos de bombeiros, bem como outras organizações não governamentais que desencadearam ações de recolha de bens e outros recursos para solidariamente os fazerem chegar aos cidadãos ucranianos.

“A LBP está também a envidar esforços para fazer chegar aos Bombeiros da Ucrânia um donativo que lhes permita adquirir equipamento de socorro e, assim, prosseguirem a sua missão de apoio às populações flageladas pela guerra”, refere a públicação.

Entretanto, são várias as corporações do Minho que já anunciaram que vai tocar as sirenes às 11:00, para evitar alarmismo da população.

 

É o caso, por exemplo, das corporações de Riba d’Ave, Arcos de Valdevez, Cabeceirenses, Vizela ou Voluntários de Braga, entre outras.

Populares