Seguir o O MINHO

Região

Bombeiros de Esposende têm ambulância exclusiva para socorro a animais

em

Foto: Divulgação

Os Bombeiros Voluntários de Fão, em Esposende, dispõem de uma ambulância exclusivamente para socorro a cães e gatos, naquela que é uma das medidas mais emblemáticas do Plano Estratégico Municipal para o Bem-Estar Animal, hoje apresentado publicamente.

“É uma ambulância cujo equipamento é praticamente igual ao das que são utilizadas para o socorro humano, desde oxigénio a macas, tendo apenas a especificidade de estar também dotada de uma jaula”, explicou Gustavo Costa, daquela corporação.

Disponível 24 horas por dia, a ambulância para animais já está na estrada há cerca de dois meses, tendo sido requisitada, em média, duas ou três vezes por semana.

Cinco bombeiros já receberam formação específica para o efeito, mas Gustavo Costa diz que o número de efetivos “terá de ser aumentado”, face ao previsível aumento de solicitações, decorrente da divulgação do serviço, denominado “SOS Animal”.

O serviço consiste na prestação de primeiro socorros a animais errantes feridos e doentes, na sua recolha e no encaminhamento para o Canil Intermunicipal de Ponte de Lima.

O funcionamento do “SOS Animal” é assegurado por um protocolo entre a Câmara de Esposende e os Bombeiros de Fão, pelo qual o município atribuirá à corporação uma comparticipação financeira anual até 5.000 euros, valor calculado com base no número de viagens previstas.

O município financiou também a adaptação da viatura de transporte e a formação dos elementos da equipa que realizará aquelas funções, num investimento de cerca de dez mil euros.

Segundo o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, o Plano Estratégico Municipal para o Bem-Estar Animal pretende colocar o concelho “na linha da frente” em termos de políticas de defesa dos animais.

No âmbito daquele plano, o município assinou hoje um protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários, que representa um investimento municipal de cinco mil euros por ano e visa a esterilização dos animais errantes, abandonados e encaminhados para adoção.

“O plano de esterilização é fundamental para evitar o aumento descontrolado da população animal”, disse Benjamim Pereira, queixando-se da falta de apoio para a construção de centros municipais de recolha de cães e gatos.

O autarca adiantou que já há um anteprojeto para construção de um centro de recolha em Esposende, com um investimento estimado de um milhão de euros.

O problema, referiu, é que atualmente os apoios do Estado para o efeito “não ultrapassam os 50 mil euros”.

O Plano Estratégico contempla ainda uma praia para cães, que estará em funcionamento já este verão, e um “parque de ‘agility’”, no centro da cidade, onde os cães poderão interagir sem trela.

Campanhas de adoção e projetos de intervenção social em que os animais terão papel de destaque junto de grupos de risco como idosos, pessoas com deficiência e crianças com necessidades educativas especiais, são outros dos destaques do plano.

Anúncio

Ave

Prisão preventiva para homem que ameaçava mãe e irmã de morte em Fafe

Violência doméstica

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

A GNR anunciou hoje que um homem suspeito de violência doméstica, em Fafe, contra a mãe e uma irmã, detido em flagrante delito pela autoridade policial, vai aguardar julgamento em prisão preventiva.

Num comunicado enviado à Lusa, a autoridade policial refere que foi a mãe do suspeito que denunciou o filho, de 23 anos, indicando que teria danificado a viatura da irmã.

O homem terá também ameaçado de morte a mãe, de 47 aos, e irmã, exigindo dinheiro.

“Os militares deslocaram-se ao local, tendo intercetado o suspeito que se preparava para fugir, ainda com a tesoura no bolso que tinha servido para causar os danos e para as ameaças”, lê-se no comunicado.

Segundo a GNR, o detido é reincidente neste crime.

Continuar a ler

Guimarães

Dois menores feridos após colisão entre mota e carro em Guimarães

Em Azurém

em

Foto: DR / Arquivo

Dois jovens, de 16 e 17 anos, sofreram ferimentos na sequência de uma colisão entre a motorizada em que seguiam e uma viatura ligeira, em Azurém, Guimarães, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

Este acidente, que ocorreu perto das 15:00 desta quarta-feira, mobilizou duas viaturas de socorro dos Bombeiros de Guimarães.

Ambos os jovens sofreram ferimentos ligeiros e foram transportados para o Hospital de Guimarães.

As autoridades registaram a ocorrência.

Continuar a ler

Braga

Homem em estado grave após atropelamento em Braga

Vítima de 35 anos

em

Foto: Facebook do grupo "Moina na Estrada"

Um homem, de 35 anos, sofreu ferimentos graves na sequência de um atropelamento, esta tarde, em Braga.

O sinistro ocorreu por volta das 16:40 junto à rotunda da Rodovia, naquela cidade.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Ao local acorreram os Bombeiros Voluntários de Braga, a VMER e a Mota de Emergência Médica do INEM.

Desconhecem-se as causas do atropelamento, mas a vítima terá sido colhida fora de passadeira.
Foi transportada para o Hospital de Braga.
A PSP registou a ocorrência.

Continuar a ler

Populares