Os bombeiros não servem só para apagar fogos. São, também, agentes da paz pública e, durante as ocorrências, têm também de prestar apoio psicológico, como foi o caso desta tarde, durante um incêndio habitacional, no centro de Viana do Castelo.
Quando o fumo de uma panela ao lume dentro de um prédio provocou grande aparato na Rua de Viana, esta tarde de sábado, à chegada da PSP e das duas corporações de bombeiros da cidade – Sapadores e Voluntários -, algumas crianças ficaram apavoradas durante a evacuação do edifício.
Com a ocorrência prontamente dominada – tratou-se, conforme noticiou O MINHO, de uma panela esquecida ao lume que incendiou, danificando parcialmente a cozinha de um apartamento no segundo andar – o comandante de operações e socorro cedeu o seu capacete às crianças, que passaram rapidamente do choro para os sorrisos.
No final, as crianças apanharam um grande susto (e também os adultos, diga-se), mas ficaram a conhecer melhor o trabalho dos ‘soldados da paz’. E o peso dos seus capacetes.