A Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga foi reconhecida como Entidade Acreditada pelo INEM na área de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), foi hoje divulgado pela autarquia.
Em comunicado, a Câmara adianta que a formação a ser ministrada pelos Bombeiros Sapadores incluiu todo o conteúdo sobre Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), com uma carga horária de sete horas.
O rácio estabelecido em conformidade com as regras estabelecidas pelo INEM é de um formador para cada seis formandos.
O principal objetivo desta formação será “dotar os participantes das competências necessárias para a correta execução das manobras de Suporte Básico de Vida (SBV), incluindo a utilização de um Desfibrilhador Automático Externo (DAE) em situações de paragem cardiorrespiratória”.
O vereador da Proteção Civil, Altino Bessa, expressa o seu regozijo pelo objetivo alcançado pela Companhia dos Bombeiros Sapadores de Braga, destacando também a sua satisfação com o investimento em formação.
“Mais formação é sinónimo de mais conhecimento e, consequentemente, de uma maior capacidade de ação. O incentivo à formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa reflete as políticas públicas voltadas para a capacitação dos nossos concidadãos, fortalecendo a resposta de proximidade a emergências médicas”, sustenta.
O vereador sublinha também a relevância da formação em SBV-DAE, que constitui um instrumento essencial para salvar vidas, destacando a importância de uma estrutura bem preparada e consciente do seu papel na resposta a situações de paragem cardiorrespiratória.
Este curso, destinado a profissionais de saúde e ao público em geral, com idade mínima de 16 anos, vai conferir aos formandos aprovados um certificado de conclusão válido por cinco anos.