Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Bombeiros já percorrem ruas de Viana em bicicleta para salvar vidas

Proteção civil

em

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

A equipa ciclável dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo esteve este domingo nas ruas do centro histórico e na zona marginal de forma a exercer vigilância sobre eventuais problemas de saúde por entre os cidadãos.

A ideia surgiu há dois anos, a partir de Paulo Camelo, bombeiro de segunda nos Voluntários de Viana do Castelo. O objetivo passa por dar assistência no imediato a eventuais feridos ou vítimas de doenças súbitas que se encontrem não só na marginal litoral, como na zona urbana de Viana do Castelo.

A corporação faz uso das bicicletas “conforme a disponibilidade”, sempre em regime de voluntariado, não existindo nenhuma escala fixa para escolher os operacionais.

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

Jorge Alonso, também bombeiro, gostou da ideia, e ofereceu duas bicicletas à corporação, que passou a contar com este meio de transporte para facilitar as intervenções e para prevenir eventuais mortes resultando de doenças súbitas, como paragens cardiorrespiratórias.

Os bombeiros circulam sempre em par, e com uma mochila de onde existe o material que habitualmente se encontra nas ambulâncias, à exceção de desfribilhadores, pois “são caros” e necessários para as viaturas de emergência.

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

“No entanto, temos material de impermeabilização e administração de oxigénio. Mas mesmo não havendo desfribilhador, é possível estes bombeiros realizarem manobras de suporte básico de vida, caso encontram alguém em problemas. Ou seja, podemos salvar vidas no instante”, disse a O MINHO Paulo Camelo.

As bicicletas vão cobrir, durante a época balnear, e para além do centro urbano de Viana, as praias Norte e do Cabedelo, para além da ciclovia, entre Viana e Carreço.

Populares