Os Bombeiros de Salto e a GNR resgataram, ao início da noite desta terça-feira, dois franceses perdidos na Serra do Gerês, algures na freguesia de Cabril, do concelho de Montalegre, distrito de Vila Real.
O alerta foi recebido ao final da tarde, por volta das 18:45, tendo avançado os Bombeiros Voluntários de Salto com Equipa de Busca e Resgate em Montanha, incluindo o uso dos ‘drones’, que localizaram os dois franceses.
A GNR também enviou uma patrulha da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) a partir da Vila do Gerês, que atua em toda a área do Parque Nacional da Peneda-Gerês, estando no teatro de operações um total de treze operacionais e cinco veículos, incluindo a GNR de Montalegre.

Operacionais fizeram sete quilómetros de caminhada na serra
A operação de resgate terminou por volta das 23:30, em Cabril. Segundo o comandante Hernâni Carvalho, dos Bombeiros de Salto, indicou a O MINHO, as duas vítimas já estão nas viaturas.

“Os operacionais fizeram sete quilómetros na serra para os recuperar numa operação que durou cerca de quatro horas”, afirmou ainda aquele mesmo responsável, que foi o comandante das operações de socorro.
“São dois cidadãos franceses, de 28 e 34 anos, que ao percorrerem um trilho se desorientam, o que levou ao pedido de ajuda, sendo que a noite e a orografia do terreno foram a maior dificuldade dos operacionais”, explicou Hernâni Carvalho.
Notícia atualizada às 23:54 com informação sobre a conclusão da operação