Seguir o O MINHO

Braga

Bombeiros de Vila Verde vão ter nova Equipa de Intervenção Permanente

Câmara aprovou apoio por unanimidade

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

A Câmara de Vila Verde aprovou hoje, por unanimidade, a celebração de protocolo que garante apoio financeiro necessário à criação de uma nova Equipa de Intervenção Permanente (EIP) nos Bombeiros Voluntários.

“Estamos a investir para que não faltem condições e meios ao nível da prevenção e na contínua melhoria da eficiência das ações de proteção e socorro”, defendeu a presidente do Município, Júlia Fernandes, citada em comunicado da autarquia.

A autarca sublinhou que “a segurança e proteção das pessoas é uma matéria que tem sempre de merecer a preocupação e maior atenção do Município, assim como a salvaguarda de bens e designadamente do património do concelho”.

O vereador do ambiente, desporto e proteção civil, Patrício Araújo, apresentou a proposta de protocolo para financiamento desta segunda Equipa de Intervenção Permanente a funcionar nos Bombeiros Voluntários, cujos custos são assumidos em parte iguais pela ANPC e pelo Município.

Com um papel considerado de grande importância no trabalho de prevenção e combate aos fogos florestais, cada EIP é constituída por cinco bombeiros em regime de permanência, com horário de trabalho de 40 horas semanais, sob a égide do comando operacional dos Bombeiros Voluntários.

Para cada EIP, ao Município de Vila Verde cabe assegurar um financiamento anual de 37.500 euros, que reforça o conjunto de apoios assegurados pela autarquia à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.

No âmbito do objetivo traçado pelo governo para “melhorar a eficiência da proteção civil e as condições de prevenção e socorro”, a criação da EIP integra na estratégia de estimular a profissionalização dos operacionais promovendo o desenvolvimento gradual das capacidades de resposta dos bombeiros e outras organizações de proteção civil, designadamente face às ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações e de defesa dos seus bens.

Populares