Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Bombeiros de Viana lançam manual de primeiros socorros em braille

Em parceria com a associação Íris Inclusiva

em

Foto: Íris Inclusiva

Já existe um manual de primeiros socorros em braille que pretende proporcionar às pessoas cegas e com baixa visão conhecimentos e competências básicos na área da atuação de primeira linha em situações de emergência. Foi lançado pelos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo em parceria com a Associação Íris Inclusiva e tem o apoio da Câmara local.

Em comunicado, a Íris Inclusiva salienta que o livro está escrito com grafia dupla (em braille e a negro), para que as pessoas sem dificuldades visuais também o possam ler.

“O seu conteúdo releva da partilha de necessidades e experiências ao longo de vários momentos formativos de encontro entre profissionais e pessoas cegas e com baixa visão e seus familiares, resultando numa síntese simples, clara e acessível, que pode ser utilizada por qualquer cidadão”, salienta a associação.

Explica a Íris Inclusiva que o braille é uma ferramenta essencial no contexto da educação, liberdade de expressão e opinião, bem como de acesso à informação e comunicação escrita.

“A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência reconhece a importância fulcral deste sistema de comunicação para a inclusão social das pessoas cegas, para a plena realização dos seus direitos e para o exercício completo da cidadania”, finaliza o comunicado.

Populares