Os Bombeiros Voluntários de Guimarães querem criar uma Escola de Infantes e Cadetes,
destinada a crianças e jovens entre os dez e os 16 anos de idade, foi hoje anunciado.
O novo projeto contempla 25 vagas, e as inscrições, que estão abertas até ao dia 01 de setembro, deverão ser feitas presencialmente no quartel, ainda que possa ser feita uma pré-inscrição através de um link que será colocado nas redes sociais da corporação.
Numa nota enviada O MINHO, os Bombeiros Voluntários de Guimarães explicam que este novo projeto “surge de forma natural e consequente com a elevada procura que temos registado nas atividades dos chamados ‘bombeirinhos’, o que demonstra o entusiasmo e o interesse das famílias e das crianças em integrar este universo”.
“Entendemos que essa adesão espontânea reforça a pertinência da criação de uma estrutura mais estável e organizada que canalize essa motivação e a transforme num verdadeiro percurso de aprendizagem e crescimento das crianças e jovens”,
explica o presidente da direção, João Pedro Castro, citado no texto.
A nova oferta “tem como missão formar crianças/jovens conscientes, responsáveis e comprometidos com os valores da cidadania, solidariedade e serviço à comunidade, promovendo, desde cedo, o espírito de entreajuda, disciplina, respeito e liderança”, acrescenta o comandante dos voluntários da cidade-berço, Luís Andrade.
Os Bombeiros Voluntários de Guimarães, que em 2027 comemoram o 150.º aniversário, têm quartel na Alameda Dr. Alfredo Pimenta, 247, e podem ser contactados, telefonicamente, pelo número 253 515 444.