Seguir o O MINHO

Guimarães

Bombeiros de Guimarães pedem ajuda para comprar ambulância

Apelo à sociedade civil

em

Foto: Bombeiros de Guimarães

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães (BVG) estão a fazer uma campanha em que apelam à sociedade civil para que os ajude a adquirir uma nova ambulância. A viatura é uma “necessidade urgente” da corporação, agravada pelo aumento do número de socorros durante a pandemia.

João Pedro Castro, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, sublinha que esta viatura que agora pretendem adquirir, se destina a substituir outra com 20 anos e que, das oito ambulâncias ao serviço na corporação, a última foi adquirida em 2016.

Foto: Bombeiros de Guimarães

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães pretendem adquirir duas ambulâncias, sendo o custo de uma delas coberto pelo recente subsídio atribuído à Associação pela Câmara de Guimarães.

A viatura alvo da campanha tem um custo de 80 mil euros. Trata-se de uma ambulância com capacidade de transporte de doentes a necessitar de cuidados intensivos, nomeadamente ventilação artificial. O comandante da corporação, Bento Rodrigues, explica que apesar de a missão dos Bombeiros estar orientada para o socorro urgente, durante esta pandemia “tivemos que deitar a mão ao Hospital para ajudar a evacuar doentes para outras unidades”.

O presidente da Associação apela à colaboração da sociedade vimaranense, lembrando os custos adicionais que a emergência sanitária implica para os Bombeiros: material de desinfeção, equipamento de proteção, combustíveis. Bento Marques chamou a atenção para a dificuldade operacional, “agora todas as ambulâncias têm que regressar ao quartel para desinfeção, o que não acontecia antes”.

O comandante recordou ainda que a época de fogos se aproxima e que essa situação colocará ainda mais pressão sobre os BVG, já muito esforçados por tudo o que se passou ao longo deste último ano.

João Pedro Castro manifestou vontade de ter esta ambulância a operar em abril. A viatura será polivalente, como explica o comandante Bento Marques, “pode ser usada no socorro à população e com uma equipa de médico e enfermeiro pode transportar doentes com necessidade de cuidados intensivos”.

A esta iniciativa associam-se personalidades como a cantora Sofia Escobar, o futebolista André André (capitão do Vitória SC), a jornalista Estela Machado (RTP) e os atletas Dulce Félix e Manuel Mendes, o tenista João Sousa, o lutador Pedro Carvalho, o humorista Luís Vieira, os cantores populares Zé Amaro e Cláudia Martins, o escritor Pedro Chagas Freitas e Ricardo “Fox” Pacheco (e-sports) que gravaram vídeos de apelo a participação na campanha.

“Decidimos lançar este desafio à sociedade vimaranense… acreditamos que juntos vamos conseguir. Pequenas ajudas, por muito pequenas que sejam fazem diferença”, apela o presidente da Associação Humanitária dos BVG.

Os donativos podem ser feitos por transferência bancária para o NIB 0036 0220 9910 0013 3115 8, ou por MB Way 918 739 606.

Notícia atualizada às 17h29 com mais informação.

Populares