O Município de Esposende dotou os Bombeiros Voluntários de Fão de novo material para a recolha de animais errantes feridos na via pública, nomeadamente utensílios de captura, contenção e transporte de animais, foi hoje divulgado.
Em comunicado, a autarquia refere que a entrega deste equipamento foi efetuada hoje na presença da vereadora com a área funcional Proteção Animal e Veterinária, Alexandra Vilar, e do médico Veterinário Municipal, Carlos Campelo.
Decorre do protocolo de colaboração estabelecido entre a Câmara Municipal de Esposende e a Benemérita Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fão, no âmbito do Plano Estratégico Municipal para o Bem-Estar Animal.
Esta parceria visa “dar a melhor e mais rápida resposta às necessidades do concelho no que concerne ao cuidado com os animais de rua”.
“Por via deste protocolo tem sido possível assegurar a recolha de animais errantes feridos na via pública, em todo o território concelhio, ao longo de 365 dias por ano e durante 24 horas por dia”, nota.
Os animais são recolhidos e transportados, em ambulância própria para o efeito, para os CAMV (Centros de Atendimento Médico Veterinário) pelos Bombeiros Voluntários de Fão, que “asseguram a prestação dos primeiros socorros aos animais, durante o processo de transporte”.
Entre julho e dezembro de 2024, atenderam 39 ocorrências, reportadas para o quartel, através do contacto telefónico 253 969 800.
“No âmbito das suas competências nos domínios da defesa da saúde pública e do meio ambiente, o Município tem garantido o socorro aos animais de companhia errantes feridos que se encontrem na via pública, em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030”, conclui a Câmara, em nota enviada às redações.