A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez (AHBVAV) adquiriu um edifício, situado na Rua do Lira, para a construção de uma creche para os filhos dos operacionais, num investimento de 135 mil euros.
A informação foi avançada, em exclusivo a O MINHO, pelo presidente da AHBVAV, Germano Amorim. O projeto, pioneiro no Alto Minho, deverá começar a ser construído em 2026.
“O prédio fica mesmo nas traseiras do Quartel e o objetivo é aproveitar os fundos comunitários para construir uma creche para os filhos dos nossos bombeiros”, revelou.



Apesar de não ser exclusivo, até “porque pode não haver crianças suficientes”, os filhos dos operacionais terão sempre prioridade.
“Tentaremos fazer de forma a que se adapte às necessidades dos nossos bombeiros e, por isso, irá funcionar em horário adaptado e o mais alargado possível, por exemplo, em alturas de incêndios”, sublinhou ao nosso jornal.
Para além da creche, poderá também nascer, no mesmo local, um Centro de Dia, mas, para já, é necessário fazer a candidatura e verificar se será “compatível a existência das duas valências”.
O edifício tem um contrato de arrendamento a favor de “uma empresa arcuense”.
Germano Amorim assume que ainda “não teve oportunidade de falar com o proprietário para o sensibilizar para o projeto e encontrar uma solução”.
Para o presidente da AHBVAV, a “creche representa o alargar das condições estruturais dos bombeiros e mais uma valência para os operacionais”, o que reflete a “preocupação humanizada” para quem lá trabalha.