Seguir o O MINHO

Região

Bom tempo convida à praia, mas não vire costas ao mar porque o risco é elevado

Autoridade Marítima Nacional

em

Foto: Arquivo

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) aconselha a população a adotar comportamentos de segurança durante o fim de semana, caso pretendam frequentar praias ou zonas costeiras.

Com o esperado aumento das temperaturas nos próximos dias, aquela autoridade aconselha a população a adotar comportamento de segurança, evitando expor-se desnecessariamente ao risco.​

A AMN explica sobre o mar que nesta época do ano trata-se de “um mar de inverno” que “apresenta um risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima”. Mas não é tudo.

A ondulação forte que se verifica normalmente neste período do ano cria nas praias “zonas de fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros que não se encontram sinalizadas nesta altura do ano”.

A autoridade relembra também que as “praias portuguesas não se encontram vigiadas nesta altura do ano, isto é, não têm o dispositivo de segurança balnear disponível na sua plenitude”, pelo que pode atrasar o socorro.

Contudo, a ANN assegura que, durante os próximos dias, “irá incrementar (…) vigilância e fiscalização nas praias, com o objetivo de sensibilizar a população a evitar comportamentos de risco”.

Algumas das recomendações da AMN passam pela vigia permanente das crianças e não permitir que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto.

É, também, aconselhado evitar comportamentos de risco, não se aproximando da água ou caminhar na areia molhada.

“Não vire as costas ao mar e ofereça sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda”, conclui autoridade marítima.

Populares