Braga
Bom Jesus: obras de 2ME a pensar no Património Mundial
As obras de reabilitação no santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, orçadas em dois milhões de euros, vão ser inauguradas no sábado, informou o responsável da confraria.
Varico Pereira adiantou que a intervenção pretendeu “criar as condições necessárias para o sucesso da candidatura” do santuário a Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Uma parte da intervenção incidiu na requalificação da fachada e na substituição do telhado do templo, que estava danificado.
Para o efeito, a confraria promoveu uma campanha, através da qual qualquer pessoa, mediante o pagamento de 10 euros, ganhava o direito a ter no telhado daquele templo um telha com o seu nome.
Segundo Varico Pereira, a esta campanha aderiram cerca de mil pessoas, o que significa que rendeu cerca de 10 mil euros.
As obras naquela estância religiosa passaram também pela reabilitação de toda a estrutura de pedra e esculturas do grande escadório e pela renovação completa de dez capelas, tendo ainda sido recuperadas 90 estátuas em madeira.
Varico Pereira indicou que o investimento foi comparticipado em 900 mil euros por fundos comunitários, cabendo à confraria assegurar a fatia restante, tendo contraído um empréstimo bancário de perto de um milhão de euros.
“Como as esmolas deixadas pelos visitantes decaíram substancialmente, a confraria está a tentar arranjar formas alternativas de financiamento”, disse Varico Pereira, admitindo que uma das medidas poderá passar pelo pagamento do estacionamento.
-
CávadoHá 1 dia
‘Gigante’ alemã dos produtos baratos abre loja em Barcelos (e está a recrutar)
-
Comer BemHá 2 dias
Arafate: a história de um boné e de uma taberna que ‘virou’ restaurante de sucesso em Braga
-
PaísHá 2 dias
Conhece algum destes indivíduos? Então tenha cuidado (e avise a PJ)
-
AveHá 1 dia
Colégio compra bosque com campo e rio em Famalicão para aulas ao ar livre (ou só para ir apanhar ar)