Redes Sociais

Bom Jesus: obras de 2ME a pensar no Património Mundial

Braga

Bom Jesus: obras de 2ME a pensar no Património Mundial

As obras de reabilitação no santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, orçadas em dois milhões de euros, vão ser inauguradas no sábado, informou o responsável da confraria.

Varico Pereira adiantou que a intervenção pretendeu “criar as condições necessárias para o sucesso da candidatura” do santuário a Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Uma parte da intervenção incidiu na requalificação da fachada e na substituição do telhado do templo, que estava danificado.

Para o efeito, a confraria promoveu uma campanha, através da qual qualquer pessoa, mediante o pagamento de 10 euros, ganhava o direito a ter no telhado daquele templo um telha com o seu nome.

Segundo Varico Pereira, a esta campanha aderiram cerca de mil pessoas, o que significa que rendeu cerca de 10 mil euros.

As obras naquela estância religiosa passaram também pela reabilitação de toda a estrutura de pedra e esculturas do grande escadório e pela renovação completa de dez capelas, tendo ainda sido recuperadas 90 estátuas em madeira.

Varico Pereira indicou que o investimento foi comparticipado em 900 mil euros por fundos comunitários, cabendo à confraria assegurar a fatia restante, tendo contraído um empréstimo bancário de perto de um milhão de euros.

“Como as esmolas deixadas pelos visitantes decaíram substancialmente, a confraria está a tentar arranjar formas alternativas de financiamento”, disse Varico Pereira, admitindo que uma das medidas poderá passar pelo pagamento do estacionamento.

Clique para comentar

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Braga