Seguir o O MINHO

Futebol

Boavista em Guimarães para lutar pela sexta vitória consecutiva no campeonato

Vitória SC-Boavista

em

Lito Vidigal. Foto: Arquivo

O Boavista vai a Guimarães jogar com o Vitória, no domingo, para a segunda jornada da I Liga portuguesa de futebol 2019/20, com o objetivo de lutar pela sexta vitória consecutiva no campeonato.

“Juntando a época passada e esta, temos cinco vitórias consecutivas e queremos fazer a sexta”, explicou hoje o treinador ‘axadrezado’, Lito Vidigal, quando fazia a antevisão da partida frente a um adversário, o Guimarães, com o qual o Boavista mantém uma histórica e intensa rivalidade.

O técnico voltou atrás para recordar que tinha sido “importante” começar a época com um triunfo caseiro, diante do Aves, por 2-1, para “dar continuidade” às quatro vitórias consecutivas com que a equipa fechou a temporada anterior.

“Vamos jogar contra um adversário forte, que já tem muitos mais jogos feitos do que nós, mas a nossa mentalidade é sempre a mesma: respeitamos o adversário, mas queremos ganhar sempre e queremos a sexta vitória consecutiva” no campeonato, salientou.

O plano passa por “tentar perceber onde é que eles são fortes e onde têm algumas debilidades”.

“O Vitória tem jogadores com qualidade, certamente tem um orçamento superior ao do nosso último adversário e é um clube forte que nos habitua todos os anos a competir nas provas europeias”, assinalou Lito Vidigal.

Dito isto, o treinador ‘axadrezado’ repetiu uma ideia que lhe é muito cara, que é a de que o Boavista respeita os seus adversários, mas preocupa-se primeiro consigo próprio e acredita que tem “possibilidade de vencer” também este jogo.

Os vimaranenses já levam cinco jogos oficiais, quatro deles na Liga Europa, mas ainda não se estrearam no campeonato porque o encontro da primeira jornada, com o Rio Ave, foi adiado para 08 de setembro devido a problemas com o estádio do conjunto de Vila do Conde.

Lito Vidigal considerou que não existem motivos para pensar que o Vitória está sobrecarregado, precisamente por não ter jogado na ronda inaugural, e preferiu frisar que o Boavista tem de ser “extremamente competitivo” ante um opositor “forte”.

“Se quisermos ganhar, tem de haver superação constante de todos os jogadores e temos de ser solidários”, apontou .

O Vitória marcou 15 golos nos cinco oficiais que já disputou e Lito Vidigal, quando confrontado com este facto, contrapôs que o rival “ainda não competiu na Liga” e acrescentou que este embate entre as duas equipas “será diferente”.

O técnico boavisteiro foi ainda questionado sobre se ainda espera outros reforços, tendo respondido que “os plantéis nunca estão fechados e há sempre possibilidade de entrarem e saírem jogadores.

SC Braga empresta Stojiljkovic ao Boavista

O último reforço garantido pelo Boavista, o avançado sérvio Stojiljkovic, emprestado pelo SC Braga, “está em condições de jogar em Guimarães”, afirmou também Lito Vidigal.

O guarda-redes brasileiro Helton Leite e o atacante peruano Iván Bulos é que ainda não são opção, por continuarem a recuperar de lesões graves.

O Boavista desloca-se a Guimarães para defrontar o Vitória local, no domingo, às 18:30, no Estádio D. Afonso Henriques, naquela cidade, para segunda jornada da I Liga portuguesa de futebol 2019/20.

Anúncio

Futebol

Trincão marcou primeiro golo pela equipa principal do SC Braga

Avançado de 19 anos

em

Trincão. Foto: SC Braga

Francisco Trincão, de 19 anos, estreou-se a marcar pelo SC Braga, esta quinta-feira, na vitória (2-3) dos arsenalistas no terreno dos eslovacos do Slovan Bratislava.

O promissor avançado, natural de Viana do Castelo, marcou o segundo golo da turma comandada por Sá Pinto, aos 72 minutos da partida, depois de já ter feito também uma assistência.

Este foi o 13.º jogo em que o futebolista participou, o segundo como titular.

Continuar a ler

Futebol

SC Braga cabeça de série para os 16 avos da Liga Europa

Pode apanhar adversários teoricamente mais fracos

em

Ricardo Horta. Foto: Twitter de SC Braga

O SC Braga, Benfica e o FC Porto, vão estar no Pote 1 do sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa em futebol, na segunda-feira, enquanto o Sporting estará no Pote 2.

Os arsenalistas e os dragões venceram os seus respetivos grupos da Liga Europa, ao contrário dos leões, que esta quinta-feira deixaram fugir com um desaire por 3-0 com o LASK, em Linz. Os encarnados foram o quarto melhor terceiro da Liga dos Campeões.

Ao serem cabeças de série, Braga, Benfica, FC Porto vão defrontar um dos segundos classificados da Liga Europa ou um dos quatro piores terceiros da Champions, com a vantagem teórica de atuarem a segunda mão em casa, em 27 de fevereiro.

Por seu lado, o Sporting vai começar em Alvalade, em 20 de fevereiro.

Mesmo no Pote 1, as formações lusas não estão livres de enfrentarem adversários categorizados, como o Shakhtar Donetsk, de Luís Castro, a Roma, de Paulo Fonseca, e os três clubes alemães (Bayer Leverkusen, Eintracht Frankfurt e Wolfsburgo).

O Wolverhampton, orientado por Nuno Espírito Santo, é outra equipa a evitar, sendo que não pode defrontar os arsenalistas, já que disputara o mesmo Grupo K.

No polo oposto, os cipriotas do APOEL Nicósia, os romenos do Cluj, os dinamarqueses do FC Copenhaga e os búlgaros do Ludogorets serão, no plano teórico, os adversários mais acessíveis.

Quanto ao Sporting, os perigos são bem maiores, pois poderá calhar-lhe em sorte Arsenal, Manchester United, Ajax, Inter de Milão, Sevilha ou Salzburgo.

Os suecos do Malmo, os suíços do Basileia, os escoceses do Celtic, os catalães do Espanyol, os belgas do Gent ou os turcos do Basaksehir são as restantes alternativas.

O sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa está marcado para segunda-feira, pelas 12:00 locais (11:00 em Lisboa), em Nyon, na Suíça.

– Potes para o sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa:

Pote 1

Ajax, Hol (x)

Salzburgo, Aut (x)

Inter de Milão, Ita (x)

BENFICA, POR (x)

Sevilha, Esp

Malmö, Sue

Basileia, Sui

LASK Linz, Aut

Celtic, Esc

Arsenal, Ing

FC PORTO, POR

Espanyol, Esp

Gent, Bel

Basaksehir, Tur

SC BRAGA, POR

Manchester United, Ing

Pote 2

Bayer Leverkusen, Ale (x)

Shakhtar Donetsk, Ucr (x)

Olympiacos, Gre (x)

Club Brugge, Bel (x)

APOEL Nicósia, Chp

FC Copenhaga, Din

Getafe, Esp

SPORTING, POR

Cluj, Rom

Eintracht Frankfurt, Ale

Rangers, Esc

Ludogorets, Bul

Wolfsburgo, Ale

Roma, Ita

Wolverhampton, Ing

AZ Alkmaar, Hol

(x) – Equipas provenientes da Liga dos Campeões.

Continuar a ler

Futebol

“Dos 12 grupos, somos a segunda equipa com mais pontos, e a que mais golos fez”

Ricardo Sá Pinto

em

Foto: SC Braga

Declarações na flash interview da Sportv após o jogo da sexta e última jornada do grupo K da Liga Europa de futebol entre Slovan Bratislava e SC Braga (2-4), esta quinta-feira disputado em Bratislava:

Ricardo Sá Pinto (treinador do SC Braga): “Os jogadores foram muito sérios na forma como encararam o jogo, já tínhamos passado, mas esta equipa não para, não abdica de nada. É esta a mentalidade que eu gosto, que sempre tive e tento passar para a equipa, mas já faz parte deles.

Numa primeira parte não tão bem conseguida, fomos eficazes naquela bola parada, não foi fácil jogar o jogo como queríamos.

A segunda parte foi diferente, podíamos ter feito o segundo pelo Ricardo [Horta], mas depois empatámos, marcámos mais duas vezes e tivemos mais oportunidades. Foi uma equipa que mereceu ganhar, tivemos várias conquistas hoje, dos 12 grupos, somos a segunda equipa com mais pontos, a que mais golos fez, foi importante para a equipa esta vitória, de qualidade, mas também de alma, coração e ambição.

Agora temos que transferir isto para o próximo jogo. Hoje podemos desfrutar, mas amanhã já temos que estar focados para o jogo muito difícil com o Paços de Ferreira [domingo], queremos continuar a subir na tabela para estar ao mesmo nível das outras competições.

(Próxima fase) Já não conseguimos surpreender ninguém, mas hoje em dia não há segredos, a partir de agora ainda vão ser equipas com mais qualidade, conseguimos fugir das equipas mais fortes que vêm da Champions, mas não quer dizer que não vamos apanhar uma equipa forte, a partir de agora é tentar chegar o mais longe possível.”

Rui Fonte (jogador do SC Braga): “Fez bem à equipa chegar ao empate antes do intervalo e depois a forma como reagimos e conseguimos este resultado, realço a atitude da equipa, estamos felizes por acabar em primeiro num grupo tão difícil.

(Duas faces, campeonato e Liga Europa) No nosso campeonato, enfrentamos equipas diferentes, com outra estratégia e, se calhar, estamos com algumas dificuldades em contrariar isso. Não estamos satisfeitos com a nossa prestação no campeonato, temos tido algumas contrariedades também, agora só jogamos na Liga Europa em fevereiro e vamos ter tempo para nos concentrarmos no campeonato e recuperar o tempo perdido.”

Continuar a ler

Populares