O Bloco de Esquerda juntou-se, na quarta-feira, a uma manifestação com crianças, pais, educadores, trabalhadores do Centro Social da Paróquia de Nogueira e moradores da zona.
O objetivo, aponta aquele partido em comunicado enviado às redações, “foi exigir a proteção do espaço verde anexo ao Centro Social face ao plano de expansão do Hospital Privado de Braga, que prevê a construção de um parque de estacionamento em área de Reserva Ecológica Nacional”.
O Bloco nota que “os terrenos em questão são usados por crianças e utentes do Centro para atividades ao ar livre e convivência” e que “a população local tem apelado à preservação e valorização do espaço como zona verde”.
“O projeto implicaria o abate de árvores, danos ao solo e ao curso de uma ribeira, além de impactar negativamente o ambiente e a qualidade de vida da comunidade”, criticam os bloquistas.
O Bloco de Esquerda defende ainda alternativas ao plano, como a melhoria do transporte público para o hospital, ao invés da criação de mais parques de estacionamento, que “é vista como um incentivo ao uso de automóveis, agravando problemas de trânsito, poluição e cheias na cidade”.
Segundo o partido, a questão foi levada ao Ministério do Ambiente, com o objetivo de garantir a proteção dos terrenos, e a autarquia foi instada a rejeitar o projeto.
“O Bloco de Esquerda reforça que os interesses das empresas não podem prevalecer sobre os dos cidadãos”, conclui o comunicado.