Seguir o O MINHO

Braga

Bloco de Esquerda de Braga quer cedência gratuita das “Convertidas”

em

Visita às Convertidas

“O Bloco de Esquerda tudo fará para que o Ministério da Administração Interna ceda gratuitamente o Convento das Convertidas a Câmara Municipal e que, resolvida esta questão, a população e especialistas sejam chamados a encontrar uma solução que preserve e este espaço como equipamento cultural, à disposição dos bracarenses e daqueles que nos visitam”, afirma Paulo Nogueira, candidato do Bloco de Esquerda (BE), à Câmara de Braga.

Esta volta a ser a posição do BE após visita aberta àquele monumento que contou com a presença de 70 pessoas.

Eduardo Pires de Oliveira, historiador de arte e especialista do Barroco, realizou visita guiada ao imóvel e explicou a forma como de vida das mulheres que ali se recolhiam no século XVIII. O historiador lamentou o avançado estado de degradação de uma parte do edificado, que não pôde ser visitado por razões de segurança.

Paula Nogueira reconheceu que o Ministério da Administração Interna não tem como vocação nem como missão a recuperação deste património, mas considera que “se não faz tem de deixar outros fazer” e que o edifício deve sair da lista dos imóveis disponíveis, que está no site da Direção Geral do Tesouro e Finanças.

A candidata também não concorda que o MAI queira fazer dinheiro com uma possível alienação, por isso considera que as responsabilidades devem ser repartidas: “O Ministério cede gratuitamente e a Câmara dialoga, estuda, recupera coloca o edifício ao serviço da cultura bracarense, que é isso que todos desejamos”.

Populares