O Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre a poluição no Rio Pele, em Famalicão, após descargas poluentes denunciadas pela Junta de Freguesia de Castelões.
Segundo os deputados do Bloco de Esquerda eleitos por Braga, José Maria Cardoso e Alexandra Vieira, apesar da participação da autarquia ao SEPNA da GNR e à Câmara de Famalicão, “não se conhece os resultados dessas queixas e as descargas continuam a acontecer”.
No documento entregue na Assembleia da República, o Bloco de Esquerda afirma que é “urgente a identificação e eliminação dos focos de poluição e a punição dos poluidores, de forma a evitar estes episódios, bem como proceder à reabilitação do rio para proteger o ecossistema”.
Os bloquistas querem, por isso, conhecer “que medidas vai o Ministério do Ambiente e da Ação Climática tomar para garantir a identificação das entidades poluidoras, a sua responsabilização, a cessação dos focos poluidores e a despoluição da linha de água afetada”, bem como “que medidas o Ministério assumiu ou vai assumir, eventualmente em articulação com o Município de Famalicão, para acabar com as descargas poluidoras e garantir a boa qualidade do Rio Pele e de toda a bacia hidrográfica do Rio Ave”.