Seguir o O MINHO

Alto Minho

Bloco de Esquerda questiona Governo sobre alegada deposição ilegal de resíduos em Ponte de Lima

Ambiente

em

Foto: Divulgação / Esquerda.net

O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre a alegada deposição ilegal de resíduos num local na freguesia da Correlhã, em Ponte de Lima, que durante anos foi usado para deposição de entulho, mas que tinha sido recuperado.

Numa pergunta dirigida ao ministro do Ambiente e da Ação Climática, a que a agência Lusa teve hoje acesso, os deputados Maria Manuel Rola e José Maria Cardoso, sustentados em informação da população local, referem que “os resíduos serão provenientes de obras de construção civil, havendo também resíduos orgânicos ali”, sendo que a “situação terá já sido reportado às entidades competentes, designadamente o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR)”.

Para o BE, é “urgente identificar a proveniência exata dos resíduos depositados na via pública da freguesia da Correlhã, apurar responsabilidades e atuar nos termos da lei”.

Os deputados do BE defendem ainda a “necessidade de proceder à despoluição do local de forma a possibilitar a plena fruição de um ambiente sadio à população da Correlhã”.

“É com preocupação que se percebe que este local, que foi durante anos local de deposição de resíduos, mas que já tinha sido recuperado, foi de novo alvo de descarga, pelo que é essencial agir para que esta situação não volte a ocorrer”, reforçam Maria Manuel Rola e José Maria Cardoso.

O BE quer saber se o Governo tem conhecimento da situação, se as entidades competentes, incluindo o SEPNA da GNR, foram notificadas desta deposição de resíduos e, em caso afirmativo, quer ser informado das ações inspetivas realizadas, das consequências e conclusões dessas ações, bem como as medidas que serão adotadas para evitar que se repitam aquelas ocorrências.

Populares