O Bispo de Viana do Castelo, João Labrador, desejou para este Natal um compromisso com a humanização de todos, afirmando que foi para isso que Jesus Cristo veio ao mundo.
Num vídeo publicado nas redes sociais da Diocese de Viana do Castelo, o bispo sublinha que esta é uma altura em nos reconhecemos mais “devedores daqueles que às nossa volta não têm condições para celebrar o Natal na sua plenitude”:
“São aqueles que deixaram as suas famílias, aqueles que por pobreza ou por qualquer tipo de sofrimento que estão a sentir não são capazes de viver a alegria profunda que o Natal pode trazer”, disse João Labrador, deixando a questão.
“O que é verdadeiramente o acontecimento do Natal? Não é alheio reconhecer que Jesus de Nazaré nasce e é celebrado neste dia. Quis humanizar-nos, mas ao mesmo tempo nós somos chamados a colaborar ativamente para que esta fraternidade se torne cada vez mais profunda e atuar na cultura e sociedade em que vivemos”, disse.
A finalizar, João Labrador pediu compromisso “na humanização do nosso mundo”.
“Foi para isso que Cristo nasceu e veio à humanidade para nos dignificar. Estamos a celebrar o Natal a convocar para um ano jubilar, de ação de graças, que vai percorrer todo o ano de 2025. Papa Francisco quis que fosse dedicado à esperança, e esta alinha-se com o Natal. Vamos colocar todos os meios necessários para que tanto nós como toda a humanidade viva a esperança”, finalizou.