O Famalicão bateu hoje o Santa Clara por 2-0, nos Açores, estreando-se a vencer à nona jornada da I liga de futebol, num jogo que teve três expulsões e no qual os visitantes souberam aproveitar as fragilidades dos açorianos.
Os golos do encontro foram marcados por Banza aos 44 e aos 54 minutos. O último golo foi apontando por grande penalidade e o jogo ficou praticamente encerrado aí, uma vez que a equipa açoriana passou a jogar com menos um elemento.
Na estreia de Nuno Campos no comando técnico do Santa Clara em jogos do campeonato, a equipa açoriana entrou forte, com vontade de assumir a posse de bola e determinada em chegar à baliza contrária.
Aos oito minutos, Ricardinho apareceu sozinho na área, mas não conseguiu acertar com a finalização. Um minuto depois, Allano dispôs de uma excelente ocasião para inaugurar o marcador, mas, na cara do guarda-redes, atirou por cima.
Após o fôlego inicial, o encontro ficou mais repartido. A primeira parte foi equilibrada, com as duas equipas a lutarem pela posse de bola. Contudo, o Santa Clara foi a equipa mais perigosa ao longo dos primeiros 45 minutos.
Aos 20 minutos, mais um lance perigoso para os açorianos: Allano podia ter marcado, mas atirou ao poste da baliza do Famalicão.
A equipa de Ivo Vieira carregou nos últimos cinco minutos do primeiro tempo e conseguiu aproveitar as desatenções da equipa da casa. Primeiro, aos 41 minutos, Heri, isolado, rematou para uma grande defesa de Marco e Marcos Paulo, na recarga, atirou ao poste.
Depois, aos 43 minutos, Marco voltou a evitar o golo com uma grande defesa a um cabeceamento de Banza. No lance seguinte, após um canto, o guardião do Santa Clara nada pôde fazer para evitar que Banza cabeceasse para o fundo das redes.
O Famalicão entrou melhor no segundo tempo e aos 51 minutos esteve perto de ampliar a vantagem através de um remate perigoso de Banza.
Pouco depois, aos 52 minutos, Tassano derrubou Marcos Paulo dentro da área e o árbitro Hugo Silva assinalou grande penalidade e expulsou o central do Santa Clara. Na cobrança, Banza não desperdiçou e fez o segundo para a equipa famalicense.
A partir daí, o jogo ficou praticamente encerrado: as duas equipas baixaram o ritmo, o Famalicão controlou a partida e o Santa Clara não teve capacidade para voltar a levar perigo à baliza contrária.
Ainda assim, antes de o jogo acabar, o árbitro ainda mostrou o cartão vermelho por duas vezes. Primeiro, aos 89 minutos, para Banza, que levou o segundo cartão amarelo por ter demorado muito tempo a sair do campo no momento da substituição.
Depois, aos 90, Júlio Romão do Santa Clara viu o segundo amarelo e o respetivo vermelho após uma entrada dura sobre Figueiras.
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio de São Miguel, nos Açores.
Santa Clara – Famalicão, 0-2.
Ao intervalo: 0-1
Marcadores:
0-1, Banza, 44 minutos
0-2, Banza, 54 (grande penalidade)
Equipas:
– Santa Clara: Marco, Rafael Ramos, João Afonso, Tassano, Mansur, Anderson Carvalho (Júlio Romão, 75), Morita, Lincoln (Keyta, 75), Ricardinho (Boateng, 54), Allano e Jean Patric (Cryzan, 68).
(Suplentes: Ricardo Fernandes, Boateng, Paulo Henrique, Romão, Nené, Cryzan, Luiz Phellype, Keyta e Sagna)
Treinador: Nuno Campos
– Famalicão: Júnior, Adrian Marín, Penetra, Alex Nascimento (Riccieli, 65), Figueiras, Pêpê, Pickel, Ivan Jaime (De La Fuente, 91), Marcos Paulo (Bruno Rodrigues, 71), Heri (David Tavares, 71) e Banza.
(Suplentes: Dalberson, Rúben Lima, Pedro Brazão, Bruno Rodrigues, Riccieli, Batubinsika, David Tavares, De La Fuente e Ofori).
Treinador: Ivo Vieira
Árbitro: Hugo Silva (Associação de Futebol de Santarém).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Lincoln (14), Allano (57), Banza (83 e 89), Júlio Romão (86 e 90). Cartão vermelho para direto para Tassano (51). Cartão vermelho por acumulação Banza (89) e Júlio Romão (90)
Assistência: 855 espetadores.