Bióloga de Viana do Castelo transforma autocarro em projeto de voluntariado ambulante

Yellow Bus

O projeto chama-se “Yellow Goes Green” e tem um dos mentores a bióloga portuguesa, natural de Viana do Castelo, Helena Roriz. A ideia é simples, transformar um daqueles míticos autocarro amarelos americanos numa “escola do voluntariado ambulante” ecológica e de integração social.

Formada em Biologia Aplicada pela Universidade do Minho e em Ecologia, Biodiversidade e Gestão de Ecossistemas, pela Universidade de Aveiro, Helena Roriz, juntamente com o namorado e fotógrafo argentino, embarca numa ousada aventura em defesa do ambiente e de causas solidárias pelo mundo.

O projeto “Yellow Goes Green” começa pela conversão de um autocarro escolar numa pequena casa sustentável que vai servir de base para as atividades de voluntariado que se propõem desenvolver. “Pretende-se que seja autossuficiente e capaz de deixar uma pegada ecológica praticamente neutra”, refere Helena Roriz.

Neste sentido, vão equipar o autocarro com vários painéis solares aerogeradores, o que vai fornecer a energia suficiente para lhes permitir serem autónomos e não haver necessidade de se ligar à rede elétrica, contando com um sistema que se autossustenta através da utilização de baterias.

“Aquisição do autocarro escolar foi nos Estados Unidos porque encontramos, aí, preços bastante aliciantes”, destaca a bióloga.

A médio prazo, pretendem converter o motor de origem num elétrico, transformando-o assim, num veículo híbrido.

Entretanto, vamos plantar árvores em todos os países que vamos visitar, compensando assim, as emissões de CO2, uma das maiores causas responsáveis pelo aquecimento global, criando uma relação de dar e receber com o ambiente“, explica Helena Roriz.

A vianense e o argentino planeiam fazer trabalho voluntário pelo caminho e envolver-se com as comunidades locais, ONGs, organizar várias atividades tais como limpeza de praias e contribuir com um pequeno gesto para melhorar o mundo.

“Vamos documentar tudo em vídeo e publicar VLOGs semanais, com atualizações em tempo real”, anuncia Helena Roriz.

Para este projeto “Yellow Goes Green” está em curso uma campana de financiamento coletivo, na qual, qualquer pessoa interessada em ajudar, pode fazer uma contribuição, a partir de dois euros.

O financiamento total desta campanha vai permitir transformar este sonho em realidade e pôr o “Green Bus” na estrada contribuindo para garantir a sustentabilidade ambiental e o combate à fome e à pobreza.

Yellow Bus

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados