Connect with us

Biblioterapia para idosos lembra um conto d’outrora

Braga

Biblioterapia para idosos lembra um conto d’outrora

O Azilo de S. José, em S. Vicente (Braga), recebeu esta semana mais uma sessão de biblioterapia para idosos, a cargo das técnicas da biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em parceria com a Junta de Freguesia local.

As animadoras, vestidas com indumentárias a lembrar a época romana que se festeja na cidade de Braga, foram desenvolvendo a história  em torno de uma dramatização do conto que relata o destino de um imperador vaidoso com a sua figura e com o seu poder.

Os participantes da sessão assumiram papéis de alguns protagonistas da história, num enredo em que o imperador, rodeado de conselheiros e criados, alimenta a sua imagem, a bajulação e o falso elogio.

É assim a vida deste imperador que se vai distanciando do seu povo e esquecendo os reais problemas da sua terra. Quando alguém lhe tenta vender o fato mais luxuoso do mundo, ele não vê o engano e a mentira, tal é a necessidade de ser único e de possuir o extraordinário.

Por fim, quando sai à rua, é a inocência de uma criança que aponta o que todos estão fartos de ver. O imperador vai nu. Com um final feliz, a vaidade é assim castigada na praça pública.

A dramatização das técnicas Celeste Magro e Conceição Marques, deu um colorido especial à sessão, cuja história é a adaptação do conto “As Roupas Novas do Imperador”, de Andersen.

O vogal para a Educação e Cultura, da Junta de Freguesia de S. Vicente, Domingos Alves, agradeceu a presença das animadoras e desejou a todos os presentes uma sessão “cheia de alegria e boa disposição”.

Mais em Braga

Bitnami