Seguir o O MINHO

Região

Biblioteca Pública de Braga apresenta “Retratos de Cuba”

em

Foto: DR

A Biblioteca Pública Lúcio Craveiro da Silva, de Braga, abriu esta terça-feira uma exposição de fotografia, de José Carlos Costa, intitulada “Retratos de Cuba”.

“Vaguear pelas ruas de Cuba é um regresso ao passado, é entrar numa cápsula do tempo e sair numa ilha suspensa nos anos 1950”, diz, a propósito, a Curadora da mostra, Adriana Henriques.

“Havana velha” é um genuíno museu vivo. Os seus edifícios desgastados de cores plácidas e os seus carros de cores vibrantes remontam para um tempo gasto e uma realidade esgotada. Na calçada o pó levanta e os buracos mostram a realidade crua de um país imperfeito. Há mendigos, há loucos, há trabalhadores sem motivação, gente que regateia e massacra e me dirige palavras sem sentido, e muitos que me pedem para serem fotografados”, acentua.

E descrevendo a cidade, descreve: “Outros sentados na porta de casa contam o tempo passar… Apesar das dificuldades evidentes no seu rosto, nas suas casas, nos vestígios da sua vida, existe uma inesperada diversidade de transeuntes. Uns apresentam-se com um rosto gasto, de sorriso conformado mas pacífico. Nos restantes, as suas sobrancelhas não são descaídas, os cantos dos lábios não são curvas tristes, os rasgos dos olhos são expressivos e a idade não se vislumbra na pele. Estes cubanos voluteiam no café da esquina como as notas se ordenam na pauta musical… um ritmo perfeito nos pés… Estes são os retratos de Cuba.“

EM FOCO

Populares