Biblioteca Nacional da Argentina recebe livros sobre Aristides de Sousa Mendes

Dois portugueses na base da iniciativa

João Ribeiro de Almeida, Embaixador de Portugal na Argentina e Victor Lopes, argentino com raízes portuguesas, realizador de um documentário, sobre Aristides de Sousa Mendes, doaram os dois livros à Biblioteca Nacional Mariano Moreno, numa cerimónia em que esteve presente a diretora da biblioteca, Elsa Barber.

A doação dos livros sobre Aristides de Sousa Mendes surge na sequência do convénio estabelecido entre a Biblioteca Nacional Mariano Moreno (Biblioteca Nacional da Argentina) e o Centro Simon Wisenthal.

O convénio destina-se à criação do Fundo Simon Wiesenthal na Biblioteca Nacional Mariano Moreno, a partir de doações de material bibliográfico sobre o anti-semitismo e o holocausto, explica Victor Lopes, luso-argentino e realizador de um documentário sobre o diplomata português.

Os livros agora oferecidos foram ‘Memórias de um neto’ e ‘Aristides de Sousa Mendes. 50 anos de memória’, ambos da autoria de António Moncada S. Mendes, seu neto.

Aristides de Sousa Mendes (18 de julho de 1885 – 3 de abril de 1954), foi cônsul de Portugal em Bordéus, França, quando aquele país se encontrava sob ocupação alemã, durante a Segunda Guerra Mundial.

Contra a vontade de Oliveira Salazar (à altura Presidente e ministro dos Negócios Estrangeiros), o diplomata português concedeu milhares de vistos de entrada em Portugal a refugiados, principalmente de origem judia que fugiam da Alemanha, mas também a outros indivíduos, que simplesmente procuravam asilo, pois desejavam fugir de França, em 1940.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Mariana Machado nomeada para “Jovem Promessa do Ano” do desporto português

Próximo Artigo

Câmara de Famalicão dá 10 mil euros a melhor projeto elaborado em rede

Artigos Relacionados
x