Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva empresta 325 livros e oferece mais de 400 por mês

Covid-19
Biblioteca lúcio craveiro da silva empresta 325 livros e oferece mais de 400 por mês
Foto: O MINHO

Apesar de estar fechada ao público, a Biblioteca Pública Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) de Braga continua a emprestar livros, a receber inscrições de novos leitores e a oferecer obras, colocando-as nas floreiras no exterior do edifício.

A sua diretora, Aida Alves, revelou a O MINHO que a Biblioteca emprestou aos seus leitores, para leitura domiciliária, 325 obras desde 20 de março. Só no período que vai de 8 de abril até hoje, emprestou 218 livros.

O próprio número de leitores tem subido, tendo atingido os 27.447 inscritos. “Neste período de quarentena temos verificado, da parte dos cidadãos do concelho, a vontade de requisitar, cada vez mais, livros, sejam de estudo ou lazer. Pensamos até que, as bibliotecas acabaram por tornar-se serviços de apoio social. Daí a crescente procura dos empréstimos de livros, como de se tornarem utentes registados da BLCS”, salientou a responsável.

O organismo, que pertence à UMinho e à Câmara de Braga, colocou três floreiras junto à fachada, com 15 a 20 livros para oferta, a cada dois dias, para incentivar a leitura e atrair novo leitores. Ou seja, entre 300 a 400 por mês. Ontem, quinta-feira, ao final da tarde, a bibliotecária colocou mais 15. Quem passa vai pegando no que lhe interessar.

Biblioteca lúcio craveiro da silva empresta 325 livros e oferece mais de 400 por mês
Foto: O MINHO

A iniciativa chama-se “Ler é sempre saudável: a biblioteca ajuda oferecendo”.

Estes livros resultam do expurgo que a BLCS leva a cabo amiúde das ofertas que lhe fazem. A vice-reitora da UMinho, Manuela Martins, ofereceu 300 títulos, entre literatura para adultos, jovens e crianças. A Biblioteca entregou, ainda, livros em caixas para os estudantes das residências da UMinho. No que concerne ao empréstimo, a bibliotecária explicou que o pedido é feito ‘online’ e a recolha à porta. A grande maioria dos livros são de natureza técnico-profissional, bem como de literatura para adultos, crianças e jovens. O tema do Direito é o mais procurado, seguido da literatura portuguesa e estrangeira, e de livros de autoajuda.

33 mil empréstimos

Em 2019 emprestou 33.729 livros, cerca de 160 por dia. Agora, continua a fazê-lo: 88 obras a 35 pessoas, entre 20 e 31 de março. Está a oferecer, semanal e gratuitamente, 45 a 60 livros, colocando-os no exterior do edifício. Quem passa vai pegando no que lhe interessar.

Aida Alves acrescentou que, para requisitar livros para o domicílio, o leitor envia um email com os títulos que pretende. O serviço de atendimento agenda um dia e hora para a entrega, à porta do edifício. O trabalhador em serviço aplica as medidas de segurança, usando luvas e máscara.

A biblioteca, que ostenta o nome do primeiro reitor da Universidade do Minho tem um acervo que atinge 467.880 volumes monográficos arquivados e 467 títulos de publicações em série.

Biblioteca lúcio craveiro da silva empresta 325 livros e oferece mais de 400 por mês
Foto: O MINHO

Em termos de espaço para armazenamento das publicações, – acrescentou Aida Alves – “para libertação de espaço físico nos seus depósitos, articula-se com a Biblioteca Pública de Braga, gerida pela UMinho, encaminhando para lá os volumes mais antigos”. As publicações editadas entre 1975 a 1980, já foram migradas em 2019.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Hospital de braga testa pais para poderem assistir ao parto

Hospital de Braga testa pais para poderem assistir ao parto

Próximo Artigo
Hospital de viana já recuperou 50 doentes covid

Hospital de Viana já recuperou 50 doentes covid

Artigos Relacionados