Seguir o O MINHO

Famalicão

Biblioteca Camilo Castelo Branco alarga horário para apoiar estudantes

em

Foto: DR

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, retoma a partir desta terça-feira o horário alargado até às 24:00, de forma a coincidir com o início do novo ano que representa para muitos estudantes a abertura da época de exames do primeiro semestre.


Fonte do Município adiantou que a medida estará em vigor até 31 de Janeiro, regressando depois nos meses de maio e junho e, novamente em dezembro de 2018.

A iniciativa, que arrancou há um ano, no início de 2017, tem-se revelado um verdadeiro sucesso, contando com uma adesão a este horário de vários milhares de estudantes.

“Sair à noite para estudar na Biblioteca está, assim, a tornar-se um bom hábito entre os nossos estudantes e isso é de enaltecer”, afirma a propósito o presidente da Câmara, Paulo Cunha, mostrando-se muito satisfeito com o sucesso da iniciativa.

Em sua opinião, “os números não deixam dúvidas e deixam-nos muito satisfeitos, sustentando a nossa aposta em corresponder às necessidades dos nossos jovens, criando uma ligação mais próxima e cúmplice com eles e auxiliando-os na concretização dos seus objetivos”, salientou.

Em 2017, o número total de entradas no horário alargado foi de 2.264.

Assim, até 31 de janeiro, a Biblioteca Municipal funciona às segundas das 14:00 às 24:00, de terça a sexta-feira das 10h00 às 24h00 e aos sábados das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00. O edifício está localizado na Avenida Dr. Carlos Bacelar.

Anúncio

Ave

Bloco de Esquerda questiona governo sobre poluição no rio Pele em Famalicão

Após denúncias da Junta de Castelões

em

Foto: JF Castelões

O Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre a poluição no Rio Pele, em Famalicão, após descargas poluentes denunciadas pela Junta de Freguesia de Castelões.

Segundo os deputados do Bloco de Esquerda eleitos por Braga, José Maria Cardoso e Alexandra Vieira, apesar da participação da autarquia ao SEPNA da GNR e à Câmara de Famalicão, “não se conhece os resultados dessas queixas e as descargas continuam a acontecer”.

Nova descarga poluente no rio Pele em Famalicão

No documento entregue na Assembleia da República, o Bloco de Esquerda afirma que é “urgente a identificação e eliminação dos focos de poluição e a punição dos poluidores, de forma a evitar estes episódios, bem como proceder à reabilitação do rio para proteger o ecossistema”.

Descarga poluente ‘tinge’ de branco rio Pele em Famalicão

Os bloquistas querem, por isso, conhecer “que medidas vai o Ministério do Ambiente e da Ação Climática tomar para garantir a identificação das entidades poluidoras, a sua responsabilização, a cessação dos focos poluidores e a despoluição da linha de água afetada”, bem como “que medidas o Ministério assumiu ou vai assumir, eventualmente em articulação com o Município de Famalicão, para acabar com as descargas poluidoras e garantir a boa qualidade do Rio Pele e de toda a bacia hidrográfica do Rio Ave”.

Continuar a ler

Ave

Três funcionárias infetadas em escola de Famalicão colocam 90 alunos em casa

Covid-19

em

Foto: MCTU Construtora

Cerca de 90 alunos do Centro Escolar de Antas, em Famalicão, estão desde hoje em isolamento profilático em casa, depois de três funcionários terem testado positivo ao novo coronavírus, disse o diretor do agrupamento.

Em declarações à Lusa, Carlos Teixeira disse que os alunos vão ter ensino à distância, estando o regresso à escola previsto para o dia 26.

“São alunos de duas turmas do 1.º ano e duas do 2.º”, acrescentou.

Ainda segundo o responsável, todos os alunos estão “assintomáticos”.

Outras duas funcionárias que trabalhavam no mesmo piso ficaram também em casa, a cumprir isolamento profilático.

As restantes duas turmas continuam com aulas presenciais.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 40 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.198 pessoas dos 101.860 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Continuar a ler

Ave

Mulher atropelada pelo próprio carro em Famalicão

Acidente

em

Foto: DR

Uma mulher sofreu ferimentos depois de ter sido atropelada pelo próprio carro, ao início da manhã deste domingo, em Famalicão.

Ao que apurou O MINHO, a condutora saiu do carro, já dentro da sua propriedade, em Arnoso Santa Maria, esquecendo-se de o travar.

A viatura acabou por descair quando a senhora se encontrava atrás da mesma, ficando entalada contra uma parede.

Os Bombeiros Famalicenses, com ambulância e equipa de desencarceramento, estiveram no local, prestando primeira assistência à vítima.

A mulher foi transportada para o hospital local mais por precaução, uma vez que os ferimentos foram relativamente ligeiros.

Continuar a ler

Populares