Seguir o O MINHO

Cávado

Benjamim Pereira reuniu com secretário de Estado das Pescas em defesa dos pescadores de Apúlia

em

Benjamim Pereira, presidente da Câmara Municipal de Esposende, reuniu, na passada quarta-feira, no Ministério da Agricultura, com José Apolinário, secretário de Estado das Pescas, na sequência do pedido de audiência que tinha apresentado com o objetivo de abordar um conjunto de questões que preocupam a comunidade piscatória do concelho.

A pesagem do pescado e as condições de trabalho dos pescadores foram os principais pontos debatidos neste encontro, que contou, de igual forma, com a presença do presidente da Associação dos Pescadores Profissionais do concelho de Esposende, Augusto Silva, e do presidente e secretário da Junta da União das Freguesias de Apúlia e Fão, Luís Peixoto e Manuel Melo, respetivamente.

Em comunicado, o município de Esposende afirmou que relativamente à pesagem do pescado, José Apolinário comprometeu-se a encontrar uma solução para o problema.

“No caso concreto da pesagem do pescado, o secretário de Estado das Pescas comprometeu-se perante os autarcas esposendenses e representantes dos pescadores a estudar uma alternativa para a situação, que deverá passar pela alteração da legislação, estando em ponderação a transcrição de uma diretiva comunitária, favorável à comunidade piscatória de Apúlia“, salientou a autarquia.

Relativamente às condições de trabalho dos pescadores, o governante avançou com a oportunidade de transferir a gestão de algumas infraestruturas portuárias, nomeadamente, a Doca de Pesca e a Doca de Recreio, em Esposende, para as “mãos” do município.

Benjamim Pereira solicitou esta reunião com o secretário de Estado das Pescas depois de, em março, ter recebido os pescadores de Apúlia, numa reunião onde Augusto Silva, Eurico Martins e Luís Peixoto apresentaram os problemas em causa.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Esposende. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares