A equipa feminina de voleibol do Benfica venceu hoje o SC Braga, por 3-0, e igualou as contas da final, adiando a decisão do título para o quinto e decisivo jogo na Luz.
Na lotada AMCO Arena, as voleibolistas do Benfica lideram bem com a pressão de não terem margem de erro e superiorizaram-se, surpreendentemente até com alguma facilidade, às bracarenses, vencendo pelos parciais de 21-25, 22-25 e 14-25, em pouco mais de uma hora de jogo.
A alternância no marcador e a incerteza do vencedor foram evidentes nos dois primeiros sets, mas no final sobressaiu o maior conforto e confiança das lisboetas, inteligentes na gestão dos ataques e fortes a defender, com um bloco compacto que anulou muitos ataques.
As bracarenses ainda lograram anular uma desvantagem de três pontos, passando pela mesma diferença para a frente do resultado (de 5-8 para 13-10), mas a pausa técnica solicitada pelas lisboetas haveria de dar resultados mais à frente no primeiro set.
O Benfica ‘encostou’ nos 17-17, antes de passar em definitivo para a frente do marcador até ao final do set, concluído com quatro pontos de vantagem.
O segundo set replicou a história do primeiro, com o Benfica a responder à vantagem inicial das bracarenses e a cavar uma diferença que chegou aos quatro pontos (4-8).
A mudança na forma de defender das minhotas permitiu equilibrar o resultado e manter a incerteza sobre o vencedor, mas o Benfica reagiu bem, cometeu menos erros, no serviço e na rede, e foi mais forte psicologicamente quando perdia por 20-18, logrando quatro pontos consecutivos e uma vantagem que não mais perderia até ao final (22-25).
Com quase tudo a correr mal às minhotas, o Benfica saiu disparado no terceiro set, abrindo logo uma vantagem de sete pontos.
Fortes no bloco e implacáveis na rede, as lisboetas juntaram variabilidade nas ações ofensivas, entre bolas curtas e ataques mais em força, que lhes permitiu gerir o resultado e a vantagem, nunca inferior a três pontos, até final do set e do jogo, concluído em 24 minutos e por 14-25.
O vencedor da final do play-off irá suceder ao FC Porto e inscrever o seu nome como campeão da Liga feminina.
A lista de vencedores, que tem no pódio o Benfica e Castêlo da Maia, ambos com nove títulos, é liderada de forma destacada pelo Leixões, detentor de 18 campeonatos.
Ficha de Jogo
Jogo na AMCO Arena, em Braga.
SC Braga – Benfica, 0-3.
Parciais: 21-25 (26 minutos), 22-25 (31) e 14-25 (24).
Sob arbitragem de Luís Meireles e Pedro Pinto, as equipas alinharam:
– SC Braga: Dayana Hernández, Maria Lopes, Margarida Maia, Viviane Araújo, Ana Figueiras, Thainalien Leyva e Matilde Rodrigues (líbero). Jogaram ainda Beatriz Ribeiro, Catarina Lemos e Maria Coelho.
Treinador: João Santos.
– Benfica: Mariana Garcêz, Camsun Çetin, Angélica Malinverno, Isadora Ubavic, Alice Clemente, Joana Garcêz e Tatiana Rizzo (líbero). Jogaram ainda Beatriz Paiva e Marta Aleixo.
Treinador: Rui Moreira.
Assistência: Cerca de 1.400 espetadores.