O Benfica, líder da I Liga portuguesa de futebol, procura hoje vencer no estádio do Portimonense, aproximando-se quase definitivamente de um título que lhe escapa há três épocas e que pode conquistar já na 32.ª e antepenúltima jornada.
Para isso, os lisboetas – sem o defesa argentino Otamendi, devido a suspensão – precisam de ganhar à equipa algarvia, 13.ª classificada e com a manutenção garantida, em jogo com início às 18:00, e de esperar que o campeão FC Porto, segundo colocado, perca no domingo, na receção ao Casa Pia.
O Benfica, que na próxima jornada se desloca ao estádio do Sporting, aumentará de quatro para sete pontos a vantagem sobre o FC Porto com um triunfo em Portimão, suficiente para assegurar a conquista do 38.º título se os ‘dragões’ forem derrotados no dia seguinte, pois ficarão apenas seis em disputa nas últimas duas rondas.
Já hoje, pode ser conhecida a primeira equipa despromovida ao segundo escalão, situação indesejável em que se encontra o Paços de Ferreira, 17.º e penúltimo classificado, e que fica com esse destino traçado caso perca no reduto do Desportivo de Chaves e o Marítimo (16.º) vença depois no estádio do Sporting, quarto colocado.
Mesmo sem se terem inscrito nas competições europeias, os flavienses, que ocupam o sétimo lugar, ainda podem chegar aos lugares de acesso à Liga Conferência Europa da próxima temporada (quinto e sexto).
No outro jogo dia, o Vizela (11.º) vai receber o Famalicão (oitavo), numa ronda que se iniciou na sexta-feira, com a vitória do Gil vicente sobre o Boavsta por 3-1, resultadoque garantiu definitivamente aos gilistas a permanência direta na prova.
Programa da 32.ª jornada:
– Sexta-feira, 12 mai:
Gil Vicente – Boavista, 3-1
– Sábado, 13 mai:
Vizela – Famalicão, 15:30
Desportivo de Chaves – Paços de Ferreira, 15:30
Portimonense – Benfica, 18:00
Sporting – Marítimo, 20:30
– Domingo, 14 mai:
Rio Ave – Vitória, 15:30
Braga – Santa Clara, 18:00
FC Porto – Casa Pia, 20:30
– Segunda-feira, 15 mai:
Estoril Praia – Arouca, 20:15